terça-feira, janeiro 11, 2011

Celulares geração 4G


Nem bem terminaram os leilões da banda H no Brasil (sobra de frequências que permitiu a entrada da 5ª operadora de telefonia celular 3G no nosso país, organizado pela agência reguladora de telecomunicações, a Anatel) e já estamos falando do 4G!

Sim, trata-se da tecnologia LTE (Long Term Evolution), que permite às redes de telefonia celular atingirem até 100 Mbits/s por usuário. Atualmente as redes fixas somente atingem essa velocidade se forem construídas com tecnologia de fibras óticas, pois os limites de velocidade de redes metálicas, na tecnoloiga xDSL esbarram nas distâncias necessárias às altas bandas, que precisam ser muito curtas (no máximo 800 metros), encarecendo portanto a sua infra-estrutura.

A primeira rede 4G foi lançada comercialmente em 2009 na Suécia, pela Télia Sonera, e no final de 2010 já tínhamos mais de 20 redes comerciais operando no mundo. No Brasil a expectativa é que tenhamos os leilões de freqüências para esta operação entre o final de 2011 e o início de 2012, assim teríamos nossa operação de LTE 4G operando para a copa de 2014. No início da operação, certamente teremos alguns pontos apenas com cobertura, os chamados hot spots, e pela alta velocidade possível, o seu uso será mais indicado para PCs e tablets do que para handsets.

Nenhum comentário: