sábado, dezembro 11, 2010

"A verdade antes de tudo, senhores!"



A célebre frase de Rui Barbosa, consta de sua conferência: A imprensa e o dever da verdade, escrita em 1920, nada mais atual não é mesmo?
Conheci o Wikileaks em 2008 e apesar de por várias vezes pensar em escrever a respeito dele neste Blog, nunca o priorizei, e eis que agora ele invade os noticiários do mundo todo, em função das notícias ali publicadas e pelo fato de seu Editor e fundador, o australiano Julian Assange, ter sido declarado procurado no mundo todo pela Interpol e estar detido em cela isolada na Inglaterra. As acusações são de que teria supostamente molestado sexualmente duas mulheres na Suécia.
Em que pese a gravidade da acusação, gostaria de comentar neste espaço a respeito de outro tema: O incômodo da verdade - e de como as tecnologias atuais têm tornado a vida dos falaciosos e mentirosos mais difícil, na media em que alardeiam a verdade impiedosamente, doa a quem doer.
Graças ao Wikileaks soubemos que autoridades dos Estados Unidos chamam Putin e Medvedev de Batman e Robin, soubemos que o Governo Chinês solicitou o ataque ao site Google, após um alto político ter encontrado críticas a seu respeito no buscador e até crítica norte-americana ao “jeitinho brasileiro” foi divulgada, vejam só quanta ousadia!
Agora o que será mais grave, falar, ou pior, escrever o que não deve ser escrito ou divulgar o que foi escrito indevidamente?
Acabamos de passar por momento de decisão nacional sobre o futuro presidente do Brasil e pudemos verificar momentos conflitantes, onde depoimentos e entrevistas passadas divergiam frontalmente do que os candidatos diziam ser seus credos e valores atuais, isso está disponível fartamente na internet, Youtube, Blogs, redes sociais e sites de notícias.
Nosso ilustre brasileiro, Rui Barbosa, parecia antever a crise de cinismo em que o mundo se meteria. À tecnologia, somente coube o trabalho de facilitar a verdade, não lhe cabendo nenhuma outra culpa, mesmo que por vezes lhe vetemos o direito de existir, bloqueando seu site e impedindo doações que lhe sustentam, como é o caso do atual Wikileaks.

2 comentários:

Unknown disse...

O ataque ao Wikileaks me preocupa justamente pela forma pouco usual que a reação de várias entidades assumiu. A grande imprensa, do Velho Mundo e do Novo Mundo, está praticamente calada. Pouca gente defende a liberdade de imprensa. Empresas que negociam tranquilamente com vários negócios de ética duvidosa cortaram relações com o Assange. Até o banco suíço cortou a conta dele por uma suposta "fraude no endereço". Quer dizer que manter conta de políticos corruptos e outros do tipo pode, mas um cara que literalmente vive "no mundo" não pode?

O resultado desse processo pode ajudar a escrever uma página da história da humanidade. O caso Wikileaks pode ser o "anti 11 de setembro", rompendo com uma retórica de medo e absolutismo, e abrindo espaço para uma geração capaz de viver, falar e enfrentar a verdade; ou pode sinalizar a entrada definitiva do mundo em uma nova Idade Média.

Pode parecer exagerado, mas é só pensar que todos os grandes marcos da história da humanidade pareciam eventos locais, até serem avaliados à luz de seu simbolismo e de seu efeito histórico, anos mais tarde. E talvez seja o caso agora!

Edu@rdo Rabboni disse...

Carlitos, de fato a resposta de instituições importantes como bancos, Visa, Mastercard, Amazon também me preocupou, mas não acredito que estejamos no portal do Apocalipse, acredito mesmo que seja o bom e velho Tio Sam mostrando a cara novamente,só que desta vez de forma escancarada!
De qualquer forma é um prazer tê-lo de novo por perto, grande abraço!