domingo, janeiro 16, 2011

E a História continua...


Início de ano, época em que as crianças começam a cobrar de seus pais que comprem os materiais escolares para o ano que se inicia. Lembro-me que na minha infância, além da atratividade dos materiais novos, tinha também a expectativa da cor do plástico com que encaparíamos nossos materiais, o cheiro dos livros novos, caixinha nova de lápis de cor, com sorte ganhávamos até uma caixinha de canetinhas hidrocor, isso sem falar na letra caprichada de meu pai, que escrevia as etiquetas que identificavam meus materiais. Boas recordações...
Hoje temos acesso a uma infinidade de materiais, muito mais bonitos e atrativos que os da minha época (acho que ainda usei a cartilha Caminho Suave...), as malas viraram mochilas, com rodinhas, luzes, música, pisca alerta e farol alto, algumas chegam a estar mais equipadas que os carros que meu pai usava para me levar na escola.
O problema é que todas essas inovações são usadas juntas, e contibuem para deixar a mochila de minha filha pesando duas ou três vezes o que pesava a minha :-(. Em pleno século 21, onde o programa OLPC (One LapTop per Child) de Nicholas Negroponte se aproxima de comemorar 10 anos, com o mundo inteiro surpreso pela adoção dos Tablets que superaram todas as expectativas de vendas em 2010, com NetBooks sendo vendidos a partir de R$800,00 (mais barato que material escolar para um ano), e ainda assim as escolas continuam insistindo em colocar nas listas de materiais de nossos filhos, dez cadernos, dez livros, dicionários, etc, etc.
Neste ano conseguimos, não sem uma certa pressão, aprovação para que a Sofia usasse um fichário, que pelas minhas contas já deve representar uma economia de pelo menos 1kg de material em sua mochila. Se pudesse também considerar informação digital (livros por exemplo) além do bem que faria para a sustentabilidade do planeta, também conseguiria ir para a escola apenas com uma pasta, bem melhor para o planeta, para as costas dela e para nossos bolsos.

4 comentários:

Sofia disse...

É pai você tem razão se nós(alunos)usassemos apenas um netbook para ir a escola seria além de mais leve, iria ajudar na preservação do nosso planeta, ou seja,seria melhor para a natureza também.
Mas com certeza consiguir a minha autorização para usar fichario já é uma grande evolução, espero que num futuro não muito distante as escolas em geral percebão que estamos no século 21, e que a tecnologia já faz parte de nossas vidas e que como você disse um netbook álem de melhor pra coluna e pra natureza, também é melhor para o seu bolso.
:-)
adorei seu post
espero que escreva outros post iguais a esse
bjs de sua filha SOFIA.

Edu@rdo Rabboni disse...

Sofia que ótima surpresa ver seu comentário postado aqui...também pudera, você foi parte interessada no texto não é mesmo? Para não dizer que você fez parte do texto original :-P
Se dependesse de nós, você usaria mochilas apenas para colecionar pins e aqueles macaquinhos coloridos que ficam pendurados no zipper, chupando o dedo! Continue Conectada no Mundo, porque vocês é que terão que consertar toda esta bagunça que estamos fazendo!

Bboni disse...

acho tambem que o uso do netbook possibilitaria um tempo de estudo melhor para o aluno focado.. pois ao mesmo tempo que o netbook carrega varias distracoes consigo, ele tambem carrega um otimo organizador de ideias e facilitador de estudos..
adorei o post!
continue assim!
amo pops!
l8r sk8r

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário filho (também conhecido como XT), fico lisonjeado em receber comentários como o seu e o da Sofia, sinal que estou melhorando o nível do Blog para poder merecer essas visitas :-) Não deixe de se sentir em casa e volte sempre!