domingo, março 27, 2011

Já ouviu falar em NFC?


NFC (Near Field Communication), trata-se de tecnologia de comunicação sem fio, com comunicação através de campo eletromagnético de curta distância (tipicamente até 5 centímetros). Este tipo de comunicação é semelhante ao utilizado nos dispositivos RFID (Radio Frequency IDentification), que possui aplicação prática nos crachás e sistemas de automação de pedágio (Passa Fácil), porém com aplicação no celular. Mas se já tínhamos a tecnologia de RFID, qual a vantagem de desenvolver-se o NFC? O segredo está no uso em transmissores portáteis, ou mais comumente chamados, aparelhos celulares! A vantagem de utilizar esta tecnologia em aparelhos celulares está na acessibilidade que esta tecnologia passa a ter instantaneamente, e nos serviços avançados que tornam-se possíveis. Uma vez esta tecnologia estando embarcada nos aparelhos celulares, eles podem ser utilizados como Mobile Ticketing (entradas em cinemas, transportes públicos, teatros, shows, etc), como Mobile Payment (celulares tendo a mesma função de cartões de débito ou de crédito) ou Smart Poster (neste tipo de uso, os celulares são utilizados como leitores de etiquetas do tipo RFID que ficam inseridas em cartazes ou propagandas especialmente elaborados para proporcionarem uma experiência interativa diferenciada para os usuários. Todas estas siglas e exemplos de utilização da tecnologia, pouco ou nada agregariam ao nosso dia-a-dia, não fosse o interesse que os bancos demonstram na utilização desta tecnologia. A Visa, Banco do Brasil, Bradesco e Visanet estão conduzindo trials no Brasil, juntamente com a operadora Claro para a comprovação da usabilidade desta tecnologia, como forma eficiente e alternativa de pagamento. Porque os bancos e operadoras de cartão estão interessados nesta tecnologia? Simples, em primeiro lugar para redução de custos e depois para evitar que outros players entrem no rentável negócio de transações bancárias, pois uma das barreiras de entrada neste mercado é a dificuldade da distribuição daquelas maquininhas de transações por cartões, e com a utilização de celulares fazendo as vezes de cartões de crédito, a barreira de entrada neste mercado ficaria muito mais frágil....se não pode com eles, junte-se a eles, capicce?

2 comentários:

Felippe Wildhagen disse...

Show esta matéria Rabboni.
Ja li algo a respeito sobre celulares com função de identificadores tempos atrás, mais ainda longe de uma utilização real, acredito que nos dias de hoje apesar de ja ser uma tendência do mercado de tecnologia esta utilização esta próxima de ser concretizada, justamente pela necessidade dos usuários que a cada dia que passa tem menos tempo para se deslocarem e preferem utilizar a internet para otimizar tempo para a execução de determindas atividades diárias, agora vamos ter uma briga para ver qual empresa vai ser pioneira em prestar este tipo de serviço principalmente aqui no Brasil, ainda mais quando falamos de transações bancárias onde a segurança deve ser a maior possível para termos confiabilidade no serviço.
Com a globalização vejo que vamos fazer tudo que fazemos em um notebook nos mobiles phones;

Um abraço.

Edu@rdo Rabboni disse...

Legal o cometário Felippe. Tammbém acho que os celulares estão ficando cada vez mais atrevidos, veja o Galaxy Tab, que até pensa que é computador, de tão esperto que ficou... :-D.
Mas a verdade é que a convergência tem mesmo deixado nossas vidas meio misturadas com gadgets sem fim, alguns nos ajudam muito outros nem tantos, e outros, definitivamente nos atrapalham...alguém já descobriu para que serve aquele barulho irritante que alguns carros fazem quando engatamos a marcha a ré? Já o celular, este é um bom camarada! Abraços Felippe, sinta-se em casa no MundoConectado.