domingo, abril 17, 2011

Cardápio digital, garçom digital, comida digital?


Temos um restaurante em nossa cidade, que sempre investiu em inovação, da arquitetura à montagem dos pratos. Lembro-me que há anos oferecem a escolha da sobremesa em menus digitais, muito semelhantes aos displays de fotos digitais. Estando antenados ao que acontecia no cenário tecnológico, era natural que partissem para os menus interativos, com o advento dos tablets, e no ano passado, assim que chegaram os primeiros iPads no mercado, passamos a escolher as refeições pelos equipamentos, que fazem as vezes dos cardápios. Uma empresa de Curitiba desenvolveu um sistema especial para tablets (Sophia) que tanto mostra as especialidades da casa, como dá sugestões de vinhos, que combinam com determinados pratos, vídeos sobre a região das uvas, ou do preparo dos pratos, mensagens do Chef, ou seja uma infinidade de informações para melhorar a experiência dos clientes. O restaurante Nood especializado em comida asiática, presente no Brasil, Portugal e Espanha já utiliza um sistema de tablet que fica fixado à mesa, neste sistema o cliente escolhe e já ordena sua preferência à cozinha, e ao longo da refeição, pode acompanhar o custo das comidas e bebidas. O Garçom neste caso apenas leva as comidas à mesa e recebe o pagamento (logo o pagamento que é o mais fácil de ser automatizado). É claro que sobrou para o Garçom que já vê seu papel ameaçado.

Mas e aquele garçom especial que você tanto gosta? Que sabe seu nome, a sua marca de cerveja preferida? Que brinca com seus filhos e família, toda vez que você vai ao seu restaurante ou barzinho predileto? Espero que desenvolvam uma facilidade neste sistema, para que possamos chamar o garçom para conversarmos, sempre que quisermos...sem falar no risco de pedirmos um filét mal passado e após recebermos uma macarronada sermos informados que um vírus invadiu o sistema :-P

2 comentários:

Gustavo Debs disse...

Bacana ! Vi o post e lembrei do conceito restaurante "bolsa de valores", você conhece ?

Cada mesa do bar possui uma tela touchscreen que será usado para suas compras. Desde modo, não é necessário chamar o garçom toda vez que quiser mais cerveja. As paredes do bar são preenchidas por letreiros luminosos, onde cada cerveja possui sua cotação. As cervejas mais pedidas são mais valorizadas, e seus preços aumentam. Nesta hora, você pode escolher outra bebida que está “em baixa” e sair no lucro.

Link :
http://marketingnacozinha.com.br/2009/03/bolsa-de-valores-movida-a-cerveja/

Edu@rdo Rabboni disse...

Não conhecia a idéia Gustavo, mas é uma forma interativa e divertida de relacionamento com os clientes. Obrigado pelo comentário, abraços e permaneça conectado!