domingo, abril 24, 2011

Estamos mesmo preparando nossas crianças?



Na escola de meus filhos, uma escola de metodologia contemporânea e alinhada a vários preceitos atuais de educação, não é permitido levar aparelhos celulares para a escola, e estes, se forem levados devem permanecer desligados, pois acaso algum incauto permita que um destes diabólicos aparelhos toque durante uma aula, é o fim do mundo!
Na escola de minhas sobrinhas, mais tradicional e purista, os limites não são diferentes, havendo mesmo professores que se refiram ao dito aparelho como “isto” acompanhado de muxoxô de pouco caso, tamanho é o desrespeito devotado ao aparelho celular naquela instituição.
Também acredito que seja um desrespeito, celulares tocarem e, principalmente serem atendidos durante almoços, em reuniões, nos cinemas, teatros e shows, mas será que conseguiremos educar nossas crianças a serem mais responsáveis e utilizarem melhor estas tecnologias proibindo-as de utiliarem seus aparelhos? Sem falar da pouca serventia destas políticas aplicadas nas escolas, caso as crianças vejam seus pais atendendo celulares no meio de uma sessão de cinema ao lado delas. Seria um disparate.
Acho que devemos repensar alguns conceitos e práticas, pois se por um lado caminhamos para termos conteúdos mais diversos e com experiências cada vez mais interativas através de mídias digitais (e algumas destas mídias pouco ou nada diferem de aparelhos celulares mais desenvolvidos) por outro precisamos de professores melhor preparados para desenvolverem melhor nossas crianças e torná-las mais preparadas para um mundo onde cada vez se exige mais da interação entre as pessoas e da capacidade de utilizarmos as ferramentas mais avançadas (manuais, sociais e/ou eletrônicas) e, francamente, nenhuma destas tendências combina com proibirmos crianças de andarem com aparelhos celulares. Muito pelo contrário, deveríamos estimulá-las a desenvolverem hábitos sadios e utilizarem normalmente todas as facilidades que tivessem ao seu alcance. Ou seria pedir muito?

2 comentários:

Alexandre Rabboni disse...

Querido, fazia tempo que não passava por aqui. Só pra variar, concordo com você, sempre que falamos de proibição me lembro da Bela Adormecida, depois que a bruxa sentencia que a princesa espetaria o dedo no fuso de uma roca aos 16 anos de idade, o Rei manda que todas as rocas do reino sejam queimadas, todas menos uma, afinal precisa sobrar uma para tecer os vestidos da rainha e da própria princesa. Pois é proibir vai na contramão do conhecimento, quanto aos péssimos exemplos de pais, inclua na sua lista parar em fila dupla na porta da escola, furar uma filinha na porta da escola, deixar cair um pedacinho de papel no chão na porta de escola...
beijos
Xandão

Edu@rdo Rabboni disse...

Nosso ex-presidente já havia sido flagrado jogando papelzinho de bala no chão, e mais recentemente posou em foto, lendo um livro (de Paulo Coelho, mas vá lá...) o detalhe é que o livro estava de ponta cabeça...será que isso também é um mau exemplo?!?
Valeu pela visita Xandão!