sexta-feira, outubro 06, 2006

Os tons de nossos aparelhos celulares

E por falar em personalização, não tem nada mais personalizado do que diferenciar a campainha do seu aparelho celular, com a música com que mais nos identificamos.
Junto com a tecnologia dos aparelhos móveis celulares, fomos brindados com a possibilidade de escolhermos, dentre uma lista de possibilidades, aqueles tons de campainha que mais gostássemos nos nossos aparelhos, de forma que quando alguém nos chamasse ao telefone poderíamos diferenciar pelo toque, que se trata de nosso aparelho, e em alguns modelos, até saber quem nos chama pelo toque apresentado. Mas até esse momento, somente era possível escolher o toque de uma lista fixa, contida com próprio celular. Com a evolução da tecnologia dos aparelhos e da transmissão de dados e mensagens sobre o celular, tornou-se possível escolhermos várias músicas em um portal de opções, o que aumentou incrivelmente a possibilidade de personalizarmos nossos celulares.
Depois dos downloads de tons, vieram os crazytones (ou tons malucos), onde podemos escolher, ao invés de músicas, sons engraçados como o de uma vidraça quebrando, crianças chorando, portas batendo, e até mesmo imitações de artistas e apresentadores famosos, que falam frases como “atenda esse telefone”. Mais recentemente, foram lançados os Nametones que nada mais são do que uma série de nomes gravados, com frase que nos lembram de atender ao celular, assim quando meu telefone tocar, poderei ouvir a voz do Faustão dizendo “atende o telefone Eduardo, ô loco meu”.
São opções divertidas que vão possibilitando mais e mais que cada aparelho celular fique com o jeitão de seu dono.
Agora a última novidade do sistema celular em termos de personalização, são os Ring Back Tones, ou também conhecidos RBT. Nesse serviço, o usuário escolhe a música que será ouvida por quem ligar para ele, ou seja, ao invés de ouvirmos aquele som monótono “tu tu tu” enquanto esperamos que alguém atenda a chamada, poderíamos ouvir Beatles por exemplo (bem melhor não?).
Como podemos observar, multiplicam-se diariamente as opções de serviços avançados e novas possibilidades de tornar nosso relacionamento com a tecnologia uma experiência mais personalizada e única. Por outro lado aumenta também a responsabilidade das empresas prestadoras desses serviços, de tornarem o uso dessa tecnologia mais simples, fáceis de usar e até mesmo intuitivos, pois como diz minha filha, ninguém merece ficar perdendo tempo lendo manuais, parece castigo!

4 comentários:

Dona Célia disse...

Muito boa matéria! A evolução do celular é algo surpreendente... eu fico fascinado! Gosto muito de pesquisar tecnologias de celulares, e é incrível o que ainda está por vir... no Japão, por exemplo, a população já pode utilizar seu celular como passe para o metrô... interessante não?!
E a novidade do Banco do Brasil a qual traz o banco ao seu celular? já conhece o Banco de Bolso?

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário. Esse serviço chama-se m-banking e é fantástico, pena que não estejam todos os bancos disponíveis, pois facilitaria muito a nossa vida. Quanto ao pagamento de contas via celular, tarta-se do m-payment, outro serviço que tenho certeza que vai ser popular no Brasil.
Um abraço

Dona Célia disse...

Eduardo, realmente tais serviços facilitam muito nossa vida... eu sou cliente do Banco do Brasil então sou beneficiado com esta comodidade de pagar minhas contas através de meu celular, serviço prático e seguro a qual o BB destaca-se e sai na frente da concorrência.
Não tenho dúvidas em relação a popularidade de tal tecnologia.
Abraços, e não deixe de visitar meu blog.
Dominick

Edu@rdo Rabboni disse...

Dominik, como fiz a atualização da nova versão do blogger, não tenho conseguido postar em seu Blog, pois é informada incompatibilidade de versões......já teve problema semelhante?