quinta-feira, novembro 09, 2006

Os desafios do VoIP

Na palestra desta semana no CenterConvention em Uberlândia, durante o seminário de tendências tecnológicas, abordei os desafios do VoIP (voz sobre protocolo Internet). Além da já muito comentada inclusão digital, haja vista possuirmos no Brasil mais de 70 milhões de usuários de telefonia celular, 55 milhões de usuários de telefonia fixa e apenas 32 milhões de internautas, acredito que a tecnologia de voz sobre protocolo Internet - VoIP, apresente três grandes desafios ainda por vencer:
O primeiro é relativo a qualidade dos aparelhos, pois enquanto no passado o telefone que nossas avós tinham em casa, normalmente em posição de destaque na sala, era fornecido pela concessionária de telefonia e durava décadas (sendo inclusive declarado no imposto de renda) os acessórios para VoIP podem ser comprados em qualquer lojinha, a partir de 6 reais e esses microfones e fones de ouvido, de qualidade duvidosa, interferem na qualidade da transmissão e recepção de voz.
Outro desafio é decorrente das especificidades do Brasil. O protocolo IP foi pensado através da flexibilidade oferecida pela tecnologia de compressão de voz, que parte do princípio que em uma conversação telefônica, apenas 22% da informação é útil, sendo 26% passível de compressão e os restantes 52% silêncio, ou seja, podem ser suprimidos. Quando estamos pensando em voz, não há problemas, e conseguimos sistemas perfeitamente inteligíveis de conversação, agora quando pensamos em FAX, esse mesmo sistema torna-se preocupante, pois por vezes comprime ou suprime o que não pode se perder na ligação e acabamos por não conseguir transmitir nosso fax pela VoIP, isso sem falar nas ligações a cobrar, características também do sistema brasileiro de telefonia, que por vezes não encontram respaldo nas tecnologias de VoIP. Essas dificuldades são passíveis de solução, mas têm exigido dedicação de nossos técnicos no momento da ativação das facilidades.
E por fim temos o desafio da concorrência, pois no mercado nacional de VoIP existem mais de 140 empresas oferecendo serviços, dessas apenas 6 são empresas de grande porte e apenas 4 oferecem numeração telefônica. Não me atreveria a dizer quantas pagam seus impostos ou dispõem de técnicos dedicados ao atendimento de seus clientes. Tenho notado no mercado empresas que vendem a tecnologia de VoIP através de marketing de relacionamento (semelhante ao modelo de venda de cosméticos), ou mesmo modelos de cascata, onde a cada usuário indicado, ganha-se um valor em dinheiro pela indicação.
Frente aos desafios dessa tecnologia, que não são poucos, me parece adequada a escolha de um parceiro tecnológico que possa no mínimo entender nossas necessidades e identificar as melhores opções, dentre as muitas existentes, que possam melhor nos atender, e tenho dito!

3 comentários:

Edu@rdo Rabboni disse...

Cara, parabéns pelo Blog, você tá antenado em tudo, e é de pessoas assim que o mundo precisa. No futuro existirão dois tipos de pessoas, as protagonistas, que entenderão o que está acontecendo e serão agentes de mudança, provocando melhoras na sociedade como um todo, e estarão fortemente amparadas pela tecnologia, e existirão também as pessoas que enxergarão de fora esse movimento, e dirão: mas o que é isso que está acontecendo? não estou entendendo....por isso brigo tanto pela inclusão digital. Que bom te ver no primeiro grupo.
Abraços

C22 Telecom disse...

Estudo sobre o tópico e hoje o desafio está em busca de novos serviços para se implementar no VoIP, depois dê uma espiada no meu blog e iremos discutindo o assunto!
valeu!
http://c22telecom.blogspot.com/

Edu@rdo Rabboni disse...

Será que ao invés de buscarmos novos serviços VoIP não deveríamos pensar nessa tecnologia como base para desenvolvimento de funcionalidades que integrassem os serviços que já conhecemos e utilizamos? Isso garantiria uma melhor visibilidade à tecnologia, pois diminuiria o Gap tecnológico que é aquela sensação de que não saberie utilizar o que tem de inovação no mercado, face ao seu avançado "tecnologismo"? Obrigado pelo comentário C22, sinta-se sempre em casa no MundoConectado.