domingo, novembro 05, 2006

Conceito de Ética

Nessa semana tive o privilégio de assistir a uma palestra com o filósofo e teólogo Leonardo Boff e com o também teólogo, psicanalista, educador e escritor Rubem Alves. Ambos abordaram o conceito de ética sob um novo prisma. Definem a ética como aquela ação que expande e desenvolve a humanidade e o meio ambiente, e não mais o conceito filosófico e exato. Entendem o meio ambiente como a expansão do Ethos, que é o meio que nos circunda e abriga, anteriormente entendido como nossa casa, e que agora assume novas fronteiras, não falamos de nossas cidades, de Minas ou Gerais ou do Brasil, mas sim do nosso planeta.
Nesse conceito, é correto dizer que amar ao próximo é a mais pura expressão da ética (entendam aqui que a palavra próximo não se refere apenas aos seres humanos, mas a todos os seres vivos do planeta). Vale aqui a máxima ou regra de ouro, que nos ensina a querer para outro o mesmo que queremos para nós próprios, ou ainda fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você.
De forma análoga, podemos entender com anti-ético a falta de compaixão (paixão ou sensibilidade pelo outro), a exclusão em todos os sentidos (exclusão digital, social, econômica, etc).
Sempre defendi a inclusão digital como fundamental ao processo educacional, e me preocupa o fato de termos apenas um terço de nossa população no Brasil com acesso à informática. Sabendo da importância da Internet nos processos de automação, comércio, educacional e de formação do conceito de cidadania através das iniciativas do governo eletrônico, transações comerciais e até entretenimento, como podemos dormir com um barulho desses, sabendo que dois terços da população não tem acesso a esse universo? E o mais crítico desse cenário é o que está por vir, pois sabemos que a ferramenta com maior potencial de desenvolvimento dos últimos anos é a Internet, portanto a grande maioria dos movimentos inovadores, incluindo os educacionais de base, certamente passarão também por ela. Ou seja temos uma das maiores ferramentas, com potencial para melhorar em muito nossa situação de país em desenvolvimento, e simultaneamente temos a maior parte de nossa população alijada desse processo, por total incapacidade de relacionar-se com esse meio. É dessa realidade que estou falando, e desse conceito, agora ampliado, do que é ética e de como podemos trabalhar para mudar essa realidade que aqui se apresenta.

23 comentários:

Anônimo disse...

muito bem parabéns é por isso que somos brasileiros

guitarrista disse...

defina mais o seu conceito

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Anônimo, sinta-se em casa no MundoConectado. Quanto a definir melhor o meu conceito...não entendi Guitarrista, defina melhor sua dúvida! e de qualquer forma, sinta-se em casa também, é toda sua!
Abraços

marcelo disse...

Para ser ético, na essência do que é ser ético só precisamos de 03(três) entre tantas virtudes humanas que o homem pode ter.
Termos: sensibilidade, razão e emoção

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário Marcelo, de fato acho que a sensibilidade e emoção podem balancear a razão, que de outra forma poderia provocar efeitos devastadores. De qualquer forma, acho que nossa sociedade nunca precisou tanto de um diálogo robusto sobre ética, não é mesmo?
Abraços.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

OI, EU SOU ANA KAROLINE E GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO PARABÉNS!!!!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário e estímulo Ana, continue presente no MundoConectado, abraços.

Anônimo disse...

OK! VOU ESTA SIM SEMPRE CONECTADA
AFINAL VC FEZ UM TRABALHO MUITO BONITO!
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

Edu@rdo Rabboni disse...

Muito obrigado. Falar de ética me faz muito bem, acho que precisamos muito disso em nossa sociedade atual. Abraços

Anônimo disse...

Estamos vivenciando uma crise ética na nossa sociedade.Palestras iguais a essa deveria ser aberta para o puplico alvo todos os pessoas q se dizem cidadãos.

Clinio disse...

Intessante sua vião do que seria a ética, mostra um novo conceito da palavra, mas partindo do pressuposto de que a ética está inserida em varios setores da sociedade; Ilustrando que à ética existe no mundo do crime também, que seria uma conduta reprovável em determinada ação contrária as regras daq1uela sociedade.
Parabéns pelo seu trabalho!!!!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo incentivo, Anôninmo e Clínio, entendo que são esses pensamento a respeito da ética que servirão para que façamos um mundo melhor e mais justo para nossos decendentes. Sintam-se em casa no MundoConectado.

Gustavo Domingues DSouza disse...

Gostei do artigo. No meu modo de ver, Ética é 'saber o que é certo, e FAZER o que é certo'. 1abraço, Gustavo.

mudanças disse...

Gostei muito do texto.Precisei fazer uma pesquisa sobre ética na fisioterapia, e encontrei o seu texto! Parabéns !

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelos comentários Gustavo e "mudanças", acho interessantíssimo que de longe o texto "conceito de ética" seja o texto que mais recebe comentários, sinal da importância que esse tema tem em nossa sociedade atual. Abraços.

Anônimo disse...

Gostei muito da sua visão sobre etica, sou estudante do curso de serviço social.

Unknown disse...

Elcimar Canto - Juruti-Pará, tô cursando 2 faculdades sendo uma em Matemática da UFPA e Serviço Social na EADCON, e para mim foi muito válida sua explicação. obrigada.

Unknown disse...

seu Edu@rdo Rabboni, sou de Juruti-Pa, faço 2 faculdades sendo uma na UFPA - Matemática e outra na EADCON Serviço Social, e para mim foi muito válido a sua explicação. obrigada.

Gustavo Mota disse...

Há um desvirtuamento da conduta humana,que reflete na violência,egoismo e na falta de sensibilidade em relação ao outro,afetando os valores morais,tornando necessário a abordagem da Ética,parabéns.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelos comentários Elcimar e Gustavo, de fato esse post, mesmo depois de três anos de publicado, ainda é o que provoca mais consultas e comentários, talvez seja pela busca e necessidade que todos sentimos de melhorar a ética que reina em todos os pontos de nossa sociedade, abraços e permaneçam conectados neste Mundo.

Mariza disse...

É interessante refletir sobre algo que se encontra conflituoso na atualidade: a ética. Amei o simples princípio do não faça ao outro o que não deseja que faça a você. É verdade, estar excluido de boa alimentação, educação, saúde e tudo mais que o ser humano necessita e tem direito, é anti ético.Portanto , penso que ética e Cidadania estão de mãos dadas.

sthefanny disse...

bem,para se fazer uma ética bem feita,não basta apenas que uma pessoa faça sua parte,mas sim que todos os cidadãos estabeleçam o conceito ético em sua vida,por isso acho que,palestras como essa ajudam a consciêntizar as pessoas para a importancia da ética em suas vidas,ocasionando assim a melhor vivencia entre todos e respeito mútuo entre as pessoa.
PARABÉNS PELO TRABALHO!!