segunda-feira, janeiro 29, 2007

Celular faz mal à saúde?




Muito se fala, e principalmente muito se transmite pela Internet, através daqueles e-mails que invadem nossas caixas postais sem permissão, sobre os riscos existentes na radiação proveniente de aparelhos celulares e de estações transmissoras e antenas de sistemas celulares, que algumas vezes se avizinham de nossas residências. Mas afinal das contas, a exposição a esse tipo de radiação pode levar ao câncer? A resposta é NÃO!
Os sistemas celulares utilizam-se de um método de transmissão de sinais que chamamos de micro-ondas, o mesmo tipo que é utilizado para transmissão de sinais de rádio, TV e também nos equipamentos de micro-ondas domésticos que utilizamos para fazer nossa pipoca. Apesar de termos micro-ondas em todos esses sistemas, nos equipamentos celulares a potência (força com que o sinal é gerado) é muito mais baixa do que a potência de um forno de micro-ondas ou mesmo de uma retransmissora de TV ou rádio. No sistema celular de telefonia, como existem várias antenas, ou células, o que ocorre é que o sinal é muito mais baixo, pois está distribuído em toda a cidade. Sem falar que a potência de uma antena, por estar sobre uma torre normalmente acima dos trinta metros de altura, chega até nós extremamente dissipada, a ponto de podermos garantir que a potência de nossos aparelhos portáteis celulares, que levamos em nossas bolsas ou cintura, possui uma potência maior do que as grandes antenas existentes pela cidade.
Outro ponto que deve ser salientado, é que os sistemas de transmissão de sinais de telecomunicações emitem radiação eletromagnética que, por definição, é apenas energia, não existindo emissão de fato de partículas atômicas ou sub-atômicas, como ocorre na radiação nuclear, por exemplo. Como nas ondas eletromagnéticas não existe emissão de partículas, o que ocorre é apenas um aquecimento do material exposto à radiação (esse é o efeito que atua sobre a comida que colocamos no forno de micro-ondas), o material se aquece, porém obviamente não fica radioativo. Por outro lado, quando somos expostos à radiação nuclear (fazendo uma radiografia ou tratamento radiológico, por exemplo) as partículas atômicas que são irradiadas podem se chocar com os núcleos das células humanas, provocando eventualmente em alguns casos algumas mutações celulares que levem a formações cancerígenas. O mesmo ocorre quando ficamos expostos ao sol por muito tempo, a radiação ultra-violeta do sol pode provocar também algumas mutações celulares, que podem levar a formação de células cancerígenas, para isso existe uma ação de nosso próprio organismo que elimina essas formações e nos mantém sadios.Então a dica é, usar sempre filtro solar e lembrar que o maior mal que pode advir de um aparelho celular é se ele cair em seu pé, ou a conta telefônica que ele pode representar ao final do mês.

8 comentários:

Anônimo disse...

O colega deveria se restringir a sua área de atuação, que não é a medicina!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário! De fato apesar de estudante da área de exatas há mais de 25 anos, com atuação na área de telecomunicações (onde se insere a transmissão por micro-ondas e eletromagnetismo), de fato nunca estudei medicina. Meu relato é embasado em fatos físicos, de que somente o bombardeio por subpartículas poderia causar mal a saúde. Mas como estudante estou aberto a novas teorias e comprovações científicas, abraços.

Anônimo disse...

ESTUDANDO SOBRE O RX ODONTOLÓGICO,QUE É NOCIVO,DESCOBRI QUE A PRODUÇÃO DE RADIAÇÃO É APENAS UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL EM UMA BOBINA NO VÁCUO, COM DEFLECTOR IMERSA EM ÓLEO...SENDO PRODUZIDA EXCLUSIVAMENTE PELA ENERGIA ELÉTRICA, SEM USO DE MATERIAL RADIOATIVO TIPO CÉSIO, URÂNIO, ETC. ASSIM SENDO UMA ONDA TAMBÉM ELETROMAGNÉTICA E NOCIVA, COMO OU ATÉ QUE PONTO SABEMOS QUE TRANSMISSÃO DE RF EM GERAL NÃO É LESIVO?

Anônimo disse...

Quanto as operadoras de telefonia lhe pagaram para que vc postasse essa mentira?

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá anônimo, obrigado pelo comentário. Apesar da radiação por raios X ser uma forma de onda eletromagnética também, tanto quanto o RF (rádio frequencia de TVs, rádios e celulares) existe uma diferença básica que é o fato do raio X ser ionizante, ou seja ele interfere nas células em que colide, daí a limitação de exposição. O RF não é ionizante, e portanto não há bombardeio de fótons ou elétrons e também não há alteração celular. Até aqui as definições são todas físicas, não há informação médica ou de outra cadeira que não a física, ok? Segue um link que pode ilustrar melhor tanto o funcionamento do Raio X quanto a explicação sobre o impacto que causa nos seres humanos (http://ciencia.hsw.uol.com.br/raios-x1.htm). O processo que o senhor (desculpe-me se errei o gênero) descreve foi descoberto por Rontgen, e por conta disso ele foi merecedor do Prêmio Nobel em 1901, por descobrir como controlar a emissão de raios X. Apesar de na emissão de Raios X não haver desintegração atômica, há o efeito ionizante, motivo pelo qual o Raio X é nocivo e as demais ondas de RF não ionizantes não o são. Abraços.

Edu@rdo Rabboni disse...

Resposta ao último anônimo:

A beleza da internet e da blogosfera é que todos podem apresentar suas opiniões, e através do diálogo constroem-se conceitos mais poderosos, modernos e atualizados. Obrigado pela mensagem.

Anônimo disse...

Parabéns cara, muito bom gostei de ler esse artigo seu, muito bom mesmo, parabéns e sucesso ^^

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Anônimo, o objetivo destas discussõe é esse mesmo, trazer novas luzes sobre temas que costumam causar polêmica, mas que nem sempre são adequadamente tratados. Abraços