segunda-feira, março 19, 2007

IP na torradeira


Ouvi uma expressão no início dos anos 90, que apregoava que os endereços IP (endereços de Internet) estariam em todos os dispositivos que nos cercam no dia a dia “IP to the toast” (ou seja, IP na torradeira), teríamos todos os equipamentos de nossa casa conectados a Internet. Dei tanta importância à frase quanto daria se me tivessem dito que em dez anos estaríamos indo para nosso trabalho com um jato amarrado às costas, no melhor estilo dos Jetsons (desenho animado da década de setenta).
Acho que minha avaliação estava errada, os endereços IP e a internet não chegaram ainda às torradeiras (pelo menos não na que eu tenho em minha casa), mas chegaram aos aviões, às geladeiras, às televisões e obviamente aos celulares. No mês passado estive na maior feira de tecnologia celular do mundo em Barcelona, e todos os mais de mil expositores da feira estavam de alguma forma conectados à Internet ou ofereciam seus produtos através da mesma.
Nessa semana começou a Cebit, feira de eletrônicos que ocorre anualmente em Hannover – Alemanha, e li que a empresa Fydel SNT está lançando um computador para automóveis que ficará no painel, possuirá conectividade Internet via banda larga celular 3G e permitirá o controle de vários itens do automóvel como consumo, autonomia, tabela de manutenções e controle de itens de segurança, prestando-se também para a utilização plena, como se fosse um computador de nossa residência oferecendo acesso à Internet, aplicativos Windows e central multimídia de músicas, filmes e imagens.
É o que se tem chamado ultimamente de ubiqüidade da Internet - em todo o tempo e em todo o lugar. Esse conceito está adequado ao uso que a sociedade vem fazendo da Internet, que vem se mostrando como a maior plataforma de comunicação do Planeta. Se já permitia às pessoas se comunicarem entre si, passará a permitir que as máquinas também se comuniquem, de forma que nosso automóvel verificará a necessidade de combustível e calculará qual o melhor posto para abastecimento já calculando a diferença de preços entre os combustíveis dos postos de gasolina pelos quais passaremos, da mesma forma nossa geladeira “pedirá” ao supermercado, pela Internet, o que está faltando em seu interior, assim nunca faltará nada. Parece uma realidade muito distante? Que nada, está batendo à nossa porta.

Nenhum comentário: