domingo, julho 01, 2007

Omelete sem quebrar os ovos?


Existe uma certa dicotomia no mundo da tecnologia. Se por um lado todos almejam soluções simples que tornem suas vidas mais fáceis, por outro existe uma expectativa em obter os melhores recursos e mais poderosos aparelhos disponíveis no mercado, com a maior quantidade de funcionalidades possível. E nem sempre essas características andam juntas. Aliás, normalmente são diametralmente opostas.
Um dos grandes trunfos do lançamento do iPhone, da Apple, é a simplicidade de uso, aliada a avançadas facilidades que prometem fazer deste um grande aparelho, porém nessa semana que foi o seu lançamento em loja, já houveram vários fóruns e listas de discussão abordando algumas facilidades não disponíveis no aparelho, como banda larga e envio de mensagens multimídia, que obviamente eram esperadas em um aparelho desse nível e preço.
Essa discussão não é nova, é nossa conhecida de longa data. Lembram do nosso bom e velho vídeo cassete? Pois bem, custava sempre o mesmo preço, e a cada ano lançavam-se novas facilidades, com mais cabeças de reprodução (para que servia isso?), e mais botões disponíveis no controle remoto. E a imensa maioria das pessoas fazia o quê? Apenas reproduziam seus filmes prediletos e muito raramente faziam, ou tentavam fazer, algumas gravações. Mas na hora da escolha do novo vídeo cassete, invariavelmente escolhíamos os que tinham mais botões. Esse equipamento é um exemplo de dispositivo de grande penetração em nossas casas, mas que pouquíssimas pessoas sabiam como utilizar, de fato, todas as suas potencialidades.
Estou passando por um momento de escolha desse tipo no momento. Meu aparelho celular é um smartphone TREO 650, mas que está perto de fazer seu segundo aniversário comigo. A principal vantagem do TREO está longe de ser a leveza e facilidade de uso, então me passa pela cabeça, o tempo todo, a possibilidade de trocá-lo por um modelo mais simples, menor e mais leve, que sirva basicamente para falar. Mas no mesmo momento em que penso assim, me vem à cabeça abrir mão de meu cartão de memória com 1 Giga, minhas centenas de músicas gravadas, o acesso aos meus e-mails, a facilidade em navegar na Internet, e acessar meus arquivos em Excell, Power Point, Word ou Acrobat. Vou pensando nessas duas opções e, quando vejo, não troquei de celular.
Se alguém souber como fazer omeletes sem quebrar os ovos me avise!

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Fica na dúvida não.
Faz um upgrade >
http://www.palm.com/us/products/smartphones/treo680/
Quanto ao seu cartão de 1gb >
http://www.palmbrasil.com.br/noticias/index.html
abrs

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelos conselhos. Confesso que olhando as novidades em termos de smatphone dá vontade de fazer o UpGrade mesmo.
Parabéns pelos seus Blogs!