domingo, março 23, 2008

Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais...


Quando eu estudava em São Paulo na escola primária, éramos sempre solicitados para elaboração de pesquisas que complementassem nossos estudos. Nessas ocasiões o formato normalmente era assim: “pesquisem a respeito de...”. Nesse momento nossa classe dividia-se em dois grupos de alunos, os que tinham a enciclopédia Barsa em casa (parece que os professores buscavam na Barsa o que tínhamos que pesquisar, pois lá sempre tinha o material que procurávamos) e o outro grupo que não tinha essa enciclopédia em casa e devia, portanto, dirigir-se a uma biblioteca pública para fazer a pesquisa. Mas a única diferença era essa, pois na hora de apresentarmos as pesquisas feitas, em ambos os casos o que se via era uma cópia ou pequeno resumo sobre os tópicos apresentados no livro. Pegássemos as folhas de almaço que utilizávamos e comparássemos umas com as outras, veríamos que a fonte era a mesma e não raro, o texto escrito também. Era uma escola municipal, com uma metodologia de ensino que havia ficado parada no tempo, e também não havia muitos recursos de pesquisa, sendo que invariavelmente nossas pesquisas terminavam na Barsa ou na Mirador.
Essa situação ocorreu na década de setenta, onde os recursos eram limitados, não havia Internet nem o Google com suas infinitas fontes de pesquisa, hoje com certeza temos uma forma mais inteligente de fazermos nossas crianças complementarem seus estudos correto?
Errado! Nossos alunos continuam fazendo pesquisa de forma análoga ao passado, com a facilidade de que não precisam mais copiar os textos no almaço, bastando selecionar na tela do microcomputador e colar respectivamente no arquivo que se pretende entregar na escola.
Não está em discussão se aprendemos mais escrevendo a mão ou copiando arquivos da Internet, e sim o porquê de nossos “professores” continuarem com essa maneira confortável, para eles, de solicitar pesquisa, sem incitar aos alunos a que de fato procurem algumas informações que não se achem prontas e enlatadas em algum lugar, ensinando o raciocínio lógico, a dedução e por fim o aprendizado!
Trata-se de estarmos usando uma ferramenta inovadora e poderosíssima como a Internet de forma inadequada, e o pior é que estamos ensinando nossos filhos a fazerem isso com maestria. Será que nossos professores deveriam voltar para os bancos escolares?

6 comentários:

Bboni disse...

Se eles devem para min já é obvio q sim..
Pq mesmo com as pesquisas mal feitas (aquelas que nem mudamos as palavras difíceis) já é fácil tirar um A..
Trabalhos já não são mais tão trabalhosos assim e quando são tem que valer muitos pontos se não simplesmente são esquecidos de lado pela maioria dos alunos...
Pois quando se pode retirar um texto que não é seu e com um simples CTRL+C, CTRL+V tirar uma nota não merecida, percebemos que as pessoas que serão o nosso futuro não sabem mais tirar conclusões simples a respeito de textos..
E quando tiram suas conclusões não conseguem se expressar por causa da nossa língua que muitas vezes dificulta o processo que deveria fazer as palavras fluir para o papel e passar as idéias como são..
A escrita é feita pra passar informação e não para dificultar que as pessoas as idéias de irem ao papel!
Não deveria ser assim mais esta assim..
Ushaushuahusa
(XT)

Edu@rdo Rabboni disse...

Este é um figura! Poderia ser DL mas é XT, tudo bem, ninguém é perfeito... :-)
Valeu pelo comentário XT (vulgo meu filho), infelizmente concordo contigo, as pessoas começam a se perder nos atos mais simples, entre eles o de se comunicar, não deveria ser assim, mas está assim! Volte sempre.

Anônimo disse...

Edu,
O CTRL+C, CTRL+V não é analitico. Sem critica não há crescimento. A ciencia e o conhecimento é fruto do debate, do erro e da persistencia.
Belo texto!

Anônimo disse...

Edu,
Por favor corrija " a ciencia e o conhecimento SÃO fruto

Edu@rdo Rabboni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Marquynho, infelizmente não localizei o trecho que me sugere corrigir, é nesse post mesmo? Volte sempre!