domingo, março 30, 2008

Estamos chegando próximos do limite?


A lei de Moore (Gordon Moore – 1965) nos diz que tudo dobra de velocidade de processamento a cada dezoito meses no mundo da informática. Nos últimos anos é o que temos visto, mas pode ser que eventualmente estejamos chegando próximos ao limite imposto pelos materiais que utilizamos em microeletrônica, além do alto consumo que temos feito do silício, material básico para confecção de componentes eletrônicos, também nota-se que esse material chega ao seu limite do ponto de vista de melhora de performance, o que tem levado cientistas a procurarem outras tecnologias e materiais para o substituírem. O Germânio, apesar de também ser limitado na natureza, pode ser uma boa alternativa para a crescente miniaturização dos componentes eletrônicos (atualmente o silício já é preparado em células de 50 nanômetros).
Podemos notar que os computadores pessoais sempre tiveram sua capacidade de armazenamento e processamento melhoradas desde a década passada, mas atualmente já vemos que as melhoras se dão através da adição de processadores adicionais (duocore ou quadcore) ao invés de colocarmos mais velocidade de processamento, isso pode nos indicar que será mais fácil no futuro adquirirmos computadores com vários processadores, do que comprarmos um computador com um único processador muito mais rápido. Esse fato já vinha ocorrendo desde que começamos a utilizar placas aceleradoras de vídeo para que tivéssemos mais velocidade no processamento de imagens em velocidade mais alta, depois vieram as placas multimídias para processamento digitalizado de som, e por fim, agora estamos vendo opções no mercado de oferta de PCs com mais de um processador, como forma de melhorar a performance sem aumentar em demasia o custo.
Uma alternativa futura é a utilização de nanotecnologia para elaboração de processadores e memórias utilizando nanotubos de carbono, que consumiriam muito menos energia, dissipando menos calor e sendo mais rápidos que as atuais pastilhas de silício, mas ainda observa-se um alto custo dessa tecnologia para que fosse utilizada em alta escala. Talvez ainda vejamos antes disso a utilização maior de tecnologia óptica em nossos PCs, quem sabe? Ou então talvez tenhamos de editar a Lei de Moore novamente...

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
@JoseAdolfo disse...

*quad-core

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pela dica, já está anotado.