segunda-feira, março 10, 2008

VoG (Voice over Game)


A Skype, empresa adquirida pela e-bay que é o maior faturamento de e-commerce do mundo, vem oferecendo serviços de voz sobre a internet há muito tempo no mundo inteiro. Já fechou parcerias inclusive com empresas operadoras e com fabricantes de celular, permitindo nesses casos que se use o celular como conexão de dados, como se fosse uma conexão de internet, para se falar com o mundo todo a valores bem mais baixos que os cobrados pela telefonia celular convencional.
A notícia veiculada essa semana é que os Play Station Portable da Sony (a criançada fala PSP), já virão com Skype instalado.
O que sempre me chamou a atenção no caso do uso dos PSPs pelas crianças é a facilidade com que descobrem as dezenas ou centenas de funções que as diversas teclas assumem a cada jogo que carregam, isso tudo é claro, sem nem passar perto de um manual de instruções, aliás acredito que o tal do manual seja o limiar de separação entre os “plugados” e os excluídos digitalmente, segundo meu filho, toda vez que sentimos uma recaída, e nos dá a vontade de folhearmos um manual de instrução, temos que resistir à tentação, e continuar tentando, sem lançarmos mão desse subterfúgio.
Tenho notado que os manuais vêm emagrecendo a cada dia que passa, tendo assumido ultimamente o formato digital, através de downloads diretamente através da Internet. O problema é quando precisamos do manual para configurar nossa Internet!
Quando começamos a jogar com o PSP não tínhamos rede sem fio (Wi-Fi) instalada em casa, e esse recurso ficou adormecido nas mãos de meu filho, que se divertia com seu PSP. Não lembrei disso quando instalei um roteador sem fio e num belo dia o vi acessando a Internet através do seu equipamento. Perguntei como ele havia configurado, ao que ele respondeu: “não sei...”, na realidade aconteceu como sempre, o equipamento reconheceu a disponibilidade da rede em nossa casa, perguntou ao meu filho se queria configurar o PSP para acesso a Internet, ele foi fuçando, fuçando e deu certo, passou a se conectar na Internet através do joguinho e com isso agora joga com outros usuários ao redor do mundo, através da linguagem universal dos jogos que é o inglês.
Dessa forma ele já usa o joguinho para se conectar à internet, para falar com vários jogadores através do próprio jogo e agora vai poder também falar de maneira similar a um celular com jogadores do mundo todo, usando o Skype, e a pergunta que fica é: Onde guardamos o manual de instruções mesmo?

8 comentários:

Voluvelmente disse...

Gostei do blog,adoro tecnologia.Vou procurar visitar outras vezes pra ver as novidades.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Turismohloga, entendoq ue tecnologia é para todos, pois nos afeta em tudo, a proposta aqui é fazer uma " tradução" de forma que fique mais fácil de ser entendida, ok? Sinta-se em casa no MundoConectado!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Edu, esse post me fez lembrar de antigamente, quando jogava Duke Nukem (jogo de tiro em primeira pessoa) com amigos através de conexão discada. Na época o máximo que podíamos usar era um chat digitado, que tínhamos que parar de comandar o personagem para digitar.
Esta semana instalamos em casa um mesmo estilo de jogo, só que além dos gráficos e realismo avançados, conectamos em servidores do mundo todo e as estratégias de invasão e táticas de guerra são combinadas via voz. Não é o skype, mas um software nativo do próprio game.
Parabéns pelos assuntos sempre interessantes do blog!
Abraço

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Carulla. Fico observando quando meu filho vai para alguma estratégia em grupo dentro de algum MMRPG como todos eles se comunicam via headset, deixando as mãos livres para continuarem avançando e cumprindo as etapas do plano que planejaram.
O próprio Bill Gates dizia que o mundo vai ser interessante quando essa geração que já nasceu interconectada de forma interativa passar a dominar o mercado de trabalho, já vemos alguns indícios do que será nosso futuro.
Abraços!

@JoseAdolfo disse...

Com o skype o PS2 virou smartphone, certo?!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Adolfo!
Na realidade eu falava do PSP que é o Play Station Portátil, apesar do PS também acessar a internet, entendo que a utilização para VoIP seja mais facilitada no PSP por ser portátil e de mais fácil manuseio. Acredito que não pudéssemos chamá-lo de smartphone por não ter teclado, capacidade de armazenamento de agenda, calendários etc, mas certamente possui a possibilidade de fazer VoIP e acessar a internet. Seja sempre bem vindo no MundoConectado!