terça-feira, março 03, 2009

As tecnologias que não pegam...


É velha conhecida a briga travada entre os padrões de vídeo VHS e Betamax, onde apesar da larga vantagem tecnológica do padrão Betamax a tecnologia que prevaleceu para os aparelhos de vídeo cassete foi mesmo a VHS.
De forma semelhante, vimos a tecnologia para telefonia móvel celular CDMA, muito superior em utilização de espectro de rádio freqüência e com capacidade de transporte de maiores velocidades para banda larga, perder fragorosamente para a rival GSM, que apesar de gastar mais freqüência e não permitir velocidades tão altas para conexão de dados, ainda assim foi a escolhida pela maioria do mercado, permitindo melhor diluição de custos nos handsets, e portanto uma grande diversidade de modelos de aparelhos, que acabaram por receber a preferência do mercado. Que coisa estranha, quer dizer que podemos ter tecnologias ineficazes se sobressaindo sobre outras melhor desenvolvidas? Isso mesmo!
E temos outros tantos exemplos de tecnologias que foram lançadas e não decolaram, às vezes sem terem sequer um concorrente à altura, simplesmente não “colaram”, é o caso dos discões digitais de vídeo, lembravam um Long Play, mas eram digitais, e pouquíssimos foram comercializados, as mídias MD atualmente são restritas apenas aos PSP (Play Station Portátil) da Sony, a briga HD-DVD e Blue Ray ainda não empolgou ao mercado e continuam na geladeira, as TVs 3D foram lançadas há mais de dez anos e também não se conhece ninguém que as tenha comprado ou exiba uma na sala.
A TV digital brasileira também vem enfrentando um grande desafio, pois além de ninguém ter visto o tão esperado conversor de 200 reais, não temos muito conteúdo que explore o potencial da tecnologia e somado ao fato de que algumas estrelas globais começaram a se preocupar com a nitidez com que suas plásticas ficam expostas na TV de alta definição temos como resultado que a maior expectativa de 2007 não conseguiu vender sequer um milhão de TVs ou conversores no Brasil até o fim de 2008, parece que tecnologia também não se torna popular por decreto...
Não poderia deixar de lembrar no malfadado SecondLife. Sua trajetória no Brasil foi pífia, restringindo-se a poucas iniciativas sérias, apesar da grande expectativa que se criou quando foi anunciada sua introdução no nosso país, e nem deu tempo de criar meu avatar!

Nenhum comentário: