domingo, março 08, 2009

Mal uso da tecnologia


A maioria de minhas contas e prestações vence no início do mês, então por volta do dia 2 ou 3 começo a ficar preocupado com determinadas empresas que insistem em nos enviar seus boletos na iminência do vencimento (nunca entendi o porquê, haja vista que na sua maioria são valores fixos que poderiam perfeitamente ser enviados com semanas de antecedência). Fora aquelas empresas, como a escola de idiomas de meus filhos, que além disso vive trocando a forma de envio, determinado mês os boletos são entregues pelas próprias crianças, com alguns meses cobertos (não todos), no meio do período letivo nos enviam alguns boletos pelo correio, por vezes meu filho traz o boleto em mãos e minha filha recebe o dela pelo correio, e olha que estão na mesma escola e unidade,...uma bagunça! Parece tratar-se de uma competição para ver em quanto tempo conseguem nos confundir, sendo que o prêmio invariavelmente é o atraso no pagamento das prestações e mensalidades!
Isso para não mencionar o fato de que imprimem os boletos mensalmente, produzem papel impresso de maneira desnecessária, obrigam-se a utilizar o correio para entregas físicas (contribui para minhas contas chegarem em cima da hora, ou mesmo atrasadas, o fato de nosso carteiro não ser lá tão adepto da agenda firme, assim quando chove nossas correspondências ficam para o outro dia, e que se nesse dia chove também...só Deus sabe quando receberemos as correspondências).
Quando será que as empresas vão enxergar o que já está diante de seus olhos, e parar de gastar dinheiro desnecessariamente com o envio físico de material impresso, sem falar na questão ambiental, onde podemos perfeitamente encarar essas correspondências em termos da quantidade de árvores que são derrubadas para fornecer o papel que, na maioria das vezes sequer é lido, e que sem dúvida, não era necessário ser produzido?
Seria muito mais simples enviarem os boletos por e-mail, todos de uma vez para que pudessem ser programados os débitos pela internet, de forma que não seria necessária a impressão de papel, custos com a postagem e entrega, além de conseguirem certamente uma redução na inadimplência, isso para não falar nas formas mais evoluídas de pagamento como pagamento online via débito em conta e lançamento em cartão de crédito, ambas mais rápidas e seguras, para ambas as partes, e muito mais baratas.
Será que o boleto do supermercado desse mês vai atrasar de novo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala Jaca!
Me lembro que em 2004 eu fui à um fórum e escutava um cara falando que o WiMAx já tinha perdido o bonde. Cedo ainda para ter certeza naquela época, mas com grande probabilidade de ocorrer hj.
Como sugestão de tema (se vc já não tiver escrito), escreva sobre a nova relação da propaganda em um mundo mais "aberto e transparente". Será que daqui a algum tempo veremos um custo de mkt maior que o custo da qualidade dos produtos. Ou algo que seja bom o suficiente pode se promover sozinho através da voz de milhões conectados?
Grande abraço mestre!

@JoseAdolfo disse...

"...o prêmio invariavelmente é o atraso no pagamento das prestações e mensalidades.", colocação incrível e realista.

O Boleto via email ainda vejo apenas na possibilidade do cliente que o solicite.O documento impresso em mãos e o comprovante de entrega dos correios ainda protegem muito uma relação comercial (pgto x receb.).

Debito em conta e cartão de crédito, por enquanto, concordo que são as melhores soluções.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu Léo, obrigado pela visita e pelo comentário. Abri uma comunidade no orkut sobre dicas de postagens, e acho essa sua sugestão adequada, acho que rola sim um post sobre isso. Quanto ao Wimax, bem não será a primeira boa tecnologia que não acerta o pé na janela do tempo, e certamente não será a última também.[ ]s

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Adolfo, agora venhamos e convenhamos, a maioria compra porque quer pagar, não porque quer sabotar, então porque não facilitar o pagamento. E ainda que não se saiba como facilitar, dificultar por outro lado é mera burrice! Continue ligado no MundoConectado.