domingo, março 15, 2009

Tempo x Tecnologia


A mitologia grega nos conta a lenda de Cronos, que por medo de ser destronado por um de seus filhos, devorava-os todos assim que nasciam, até que com o nascimento de Zeus, foi enganado por Réia, sua esposa, que lhe deu uma pedra enrolada em fraldas para que fosse devorada, e esse mesmo Zeus depois de crescido, acabou por destroná-lo e libertou todos seus irmãos que haviam sido, por Cronos, devorados.
A idéia aqui é muito clara, Cronos (ou o tempo) devora a tudo e a todos, nada perdoa. Cronos, cronologia, cronograma, cronômetro, relações atualmente tão atuais quanto na antiga mitologia, o tempo tem sido nosso grande desafio, como transformar esse vilão em nosso aliado?
A tecnologia, se corretamente usada, tem algumas receitas e dicas que podem contribuir com esse intuito, poupando-nos muito tempo, por outro lado quando mal utilizada...
A própria tecnologia também não escapa das garras e da voracidade do tempo. Existe uma janela de tempo em que as tecnologias devem mostrar a que vieram, sob pena de tornarem-se obsoletas antes mesmo de terem sido utilizadas amplamente.
Muitos analistas criticam a forma atrapalhada com que o padrão 3G de banda larga celular entrou no Brasil, depois de patinar por quase 4 anos na Europa. Atualmente estamos em forte ritmo de expansão, já tendo ultrapassado a marca de 2 milhões de acessos no Brasil e, se por um lado demorou para que fosse oficializada como tecnologia banda rápida sem fio no Brasil, por outro alcançou que fosse introduzida simultaneamente à tecnologia de aceleração de banda HSPA, que possibilita aceleração de 2 Mbits/s (típicas do 3G) para além de 40 Mbits/s.
No momento vemos a tecnologia banda larga sem fio Wimax em uma encruzilhada de utilização, já teve seu uso padronizado há mais de 2 anos, mas não assistimos a nenhuma grande implantação dessa tecnologia no mundo, sendo que no Brasil ainda estamos presos no leilão de freqüências patrocinado pela Anatel que já vai para o terceiro aniversário, sem que as licenças sejam de fato liberadas para uso. A continuar nesse passo, o Wimax será vencido pelo padrão LTE (Long Term Evolution) evolução natural do padrão 3G celular, onde já se vislumbram velocidades de conexão de até 160 Mbits/s, várias operadoras ao redor do mundo já anunciam seus testes nessa tecnologia.
Parece que o Wimax será mais um caso de tecnologia que foi devorada pelo tempo, antes mesmo de mostrar suas armas.

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Bela introdução do texto. O 'crono'grama da de leilão da Anatel realmente prejudica e muito o avanço de novas tecnologias e burocratica ao extremo. Anda mais preocupada em punir com multas milionárias a participar realmente do desenvolvimento do país.

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita Adolfo, vivenciei tempos de agência reguladora mais técnica e menos política. Entendo que ela nunca será totalmente apolítica, até porque uma das formas de chegar à direção de uma agência reguladora é através da política, mas também concordo contigo que talvez no momento estejamos vivendo um excesso....está precisando de um bom e velho técnico à frente dessa autarquia...continue Conectado!