segunda-feira, novembro 02, 2009

Sem palavras


Nas poucas vezes em que assisto telejornal, alegra-me ver notícias sobre pequenas cidades com nomes incomuns, ou algumas curiosidades a respeito de alguma receita culinária, algum hábito local de algum lugar longínquo, reportagem de alguma cidade que tenha mais homens do que mulheres ou vice-versa. Mas que utilidade terão essas notícias, vocês me perguntarão!
Comemoro esse tipo de notícia inútil, pois significa que não há nenhuma outra notícia bombástica a ser transmitida, como cenas de desabrigados de enchentes, incêndios, furacões, vítimas de carros ou homens-bombas, notícias sobre a gripe do frango, do porco ou da vaca (será que algum outro bicho já está gripado também?).
Classificaria facilmente na categoria de notícias inúteis aquela publicada no último dia 20, na qual o Inmetro informava que o mercado terá até outubro de 2010 para finalizar a comercialização de produtos eletro-eletrônicos que utilizem o atual padrão de tomadas.
Mas além de pensar na utilidade da notícia (nenhuma) temos ainda que pensar no quanto isso impacta nossa vida, e nesse momento percebemos que esse tema é um tremendo conto do vigário, pois apesar de não possuir nenhum sentido prático, a dita lei atrapalhará em muito nossa vida, senão vejamos:
Não melhorará nossa segurança, pois não fornece nenhum novo elemento estrutural ou lógico de redução do risco de choques elétricos, em suma se não prestarmos atenção continuaremos levando choques.
Em tempos de globalização, o referido padrão não segue absolutamente nenhum outro padrão utilizado ao redor do mundo. Preferimos lançar também nosso próprio padrão ao invés de alinharmo-nos com algum outro padrão já utilizado (aliás, alguém que vocês conhece alguém que já reclamou do padrão que utilizamos?).
Teremos que adivinhar o que ligaremos em determinadas tomadas de parede, pois o diâmetro dos plugues variará de acordo com a corrente do equipamento que será ligado à mesma, por exemplo a tomada do liquidificador será diferente da tomada do forno de microondas.
Quem pensa em facilitar a vida utilizando os famosos (e também perigosos) adaptadores, esqueça, pois eles terão sua venda proibida!
Pois bem, seguindo aquele ditado de que se não pode com eles, junte-se a eles, estou pensando em abrir uma fábrica de tomadas, quem sabe...?

3 comentários:

Sandra_eng_SP disse...

Oi Edu,

Este assunto está tirando meu sono. Imagine vc que vou me mudar mês que vem e com muita alegria vou trocar geladeira, fogão, máquina de lavar de mais de uma década de uso por modelos belissimos, modernissimos, de inox, com sensores mil...me deparo com um novo padrão de tomadas absolutamente sem sentido de ser. Peraí...as mudanças de tecnologia não são para trazer algo de benefício? Na época dos bancos da faculdade, meus professores da escola de engenharia sempre pregavam isto: a missão do engenheiro é ser a ponte entre a ciência e o prático, algo que realmente seja importante para a sociedade. O que esta mudança nos traz de bom ou prático? Será mais um lobby de empresas dominantes do mercado para vender mais? E existe o lobby ao contrario também: do não fazer nada para beneficiar meia duzia de superpotências industriais, como é o que acontece na cidade de São Paulo: cadê o metrô? Será que rola um mega lobby dos nossos amigos alemães (VW), americanos (GM), franceses (Renault / Pegeout) e asiáticos que financiam automóveis em até 72 vezes juntamente com o governo que deixa a questão do transporte público para o quinto plano? Os assuntos parecem diametralmente opostos, mas para mim, são mais próximos do que parecem. Nosso país quer ser superpotência mas com cabeça de colônia. Vamos começar com a parte difícil que é mudar a cabeça, porque ser tecnológico é bem mais fácil.

Sandra - SP

Edu@rdo Rabboni disse...

Bons pontos Sandra, de fato temos muita coisa mais importante a fazer do que ficar nos preocupando com o padrão das tomadas que usaremos em nossas casas, até para ficar na área de geração e distribuição de energia, porque não procurar matrizes alternativas de geração de energia, ou mesmo investir nas que conhecemos para evitar os constantes apagões? Falar em aceleração da economia, sendo que sequer temos energia parece piada...E por falar em lobby, essa questão das tomadas me lembrou dos kits de primeiro socorros que eram obrigatórios em todos os véículos lembra? Vários ganharam muito dinheiro com isso...Abraços e fique conectada neste Mundo.

Anônimo disse...

omputador nao ta achando nenhuma foto daora