sábado, fevereiro 26, 2011

Robôs na escola?


O estudante russo Stepan Sopin de 12 anos, estava fadado a perder aulas por não poder comparecer normalmente à escola, em função do tratamento de leucemia que está seguindo. Foi ai que entrou em cena seu Robô, e através de uma câmera e tela instalados no Robô foi possível ao aluno assistir normalmente às aulas de sua casa, inclusive interagindo com colegas e com a professora através do computador de sua casa.
Este tipo de robô que já teve um custo proibitivo, atualmente está na casa dos US$ 3 mil, muito mais acessível portanto.
Trata-se de um exemplo extremo de tecnologia aplicada à educação, mas temos várias outras formas mais fáceis e mais simples de aplicarmos a tecnologia em prol do conhecimento de nossas crianças. Lembro-me das aulas de laboratório de biologia que tínhamos na época do ginásio, onde por limitação de equipamentos, fazíamos fila para podermos olhar por alguns instantes algumas células de cebola em um microscópio ótico. É apenas um exemplo, e certamente o acesso ao meu próprio microscópio ou minha própria célula de cebola, sozinhos não teriam me feito um profissional muito melhor do que sou hoje, mas enxergo possibilidades infinitas com as atuais tecnologias, de deixarmos a educação nas escolas muito mais interessante e rica.
Recentemente tivemos inclusive o exemplo do googleartprojects, onde o ditado “virtual nunca superará o real” perdeu o sentido, pois de forma virtual pudemos ter acesso a alguns detalhes de pinturas importantíssimas, que nunca seria possível de se observar a olho nu, principalmente na fila de um museu lotado.
Sempre fomos levados a acreditar que o tradicional nunca seria substituído pelo inovador, principalmente em termos de experiências e educação, pelo conservadorismo que existe nestes campos, mas o que temos visto é uma convivência pacífica e capaz de aprimorar a experiência, sempre que utilizarmos com inteligência as ferramentas tecnológicas que se encontram a nossa disposição. E a brincadeira ainda nem começou...

4 comentários:

Regina Dubles disse...

Muito legal quando a tecnologia entra para ajudar as pessoas. Já estamos vivenciando o home office e agora talvez seja tempo de começarmos a ensaiar o home school. O mundo só tem melhorado para quem enfrenta algum tipo de limitação, graças à tecnologia. Viva!!!

Unknown disse...

Nota 10 a aplicação da tecnologia, mas mesmo assim acho curioso pensar em "avatares físicos", como o robozinho da escola em questão. Pessoas com deficiências muito mais severas poderiam viver uma vida muito mais plena com avatares robotizados, deslocando-se fisicamente sob seu comando remoto. Mas sempre tem o medo dos abusos, e a questão de como vamos lidar na nossa relação pessoal direta com algo que não é humano (mesmo que a aparência seja cada vez mais perfeita). O tema é intrigante!!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Regina. De fato a tecnologia pela tecnologia perde toda a graça, este inclusive é o juramento que os engenheiros fazem no momento de nossa formatura:,"utilizarmos a tecnoloiga somente em prol do desenvolvimento humano".Permaneça conectada, você é sempre bem-vinda aqui :-)

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá Carlos, legal a abordagem dos Avatares, é isso mesmo, já que esses robôs têm atividades no lugar dos seres humanos são mesmo avatares.
Você tem razão, ao mesmo que os Avatares nos ajudam em muitos aspectos, criam uma série de novas preocupações em função da falta de interatividade com os seres humanos, intrigante mesmo não é mesmo? Abraços