segunda-feira, setembro 03, 2007

Som automotivo à prova de roubo


Já tive vários CD player roubados no meu carro e no de minha esposa. Isso para não lembrar dos gastos adicionais com portas que os ladrões amassam, vidros e painéis que são quebrados enquanto roubam impunemente. Por fim decidi que somente faria sentido colocar aqueles sistemas de som que são originais, que apesar de mais caros, por possuírem controle no volante e painel digital integrado no painel, acabam por inibir os roubos.
Já para o meu carro fiz a adaptação de um amplificador, instalado dentro do painel e fora da vista dos apreciadores do alheio, e passei a ouvir meu Ipod no carro. Funcionou muito bem. Nada fica à vista, o Ipod é facilmente transportável, como não existem peças móveis como no caso dos CD players, as músicas nunca pulam e não existe desgaste como no caso dos mecanismos de leitura de CD, sem falar que em um simples Ipod podemos colocar mais de duas mil músicas, o que daria para ouvir mais de 48 horas seguidas sem repetir uma única música, nada mal não é mesmo?
Fiquei pensando no porquê da indústria automobilística ainda não ter acordado para isso. Existem os equipamentos de som com entrada para Ipod ou com portas USB, que permitem a conexão de Pen Drives com milhares de músicas, mas esses dispositivos são oferecidos no próprio CD player, o que não resolve o problema dos furtos. Acho que o ideal seria a conexão para MP3 ou mesmo para o Pen Drive disponibilizado diretamente no painel do carro, não deixando a mostra o amplificador, que ficaria em algum ponto menos acessível, dentro do painel do carro, ou então os carros teriam apenas rádios, já que esses são pouco visados pelos ladrões, e o tocador de MP3 poderia facilmente substituir o CD. Esses sistema impediria o roubo, sairia inúmeras vezes mais barato, pois somem a quantidade de vezes que somos roubados e temos que reparar os estragos feitos em nossos carros, e o que é melhor, teria uma vida útil muito maior que a de um CD player convencional.
Poderíamos gravar, em nossos computadores, nossas músicas favoritas, carregá-las em um Pen Drive (são baratíssimos) e trocar as músicas de nosso carro de tempos em tempos, para termos sempre algo novo para ouvir. Imaginem agora as possibilidades de um sistema de som automotivo que tivesse a capacidade de se conectar à Internet, através de uma cobertura adequada de nossas ruas e estradas com sinal Wi-Fi.
Será que estamos muito longe de algo semelhante em nossos carros?

5 comentários:

Anônimo disse...

Você não vai acreditar, mas eu já tinha pensado nisso...Vou além: por que a industria ainda não inventou um ipod à prova dágua? Imagine que maravilhoso seria poder dar braçadas ouvindo a trilha do pulp fiction...ou ainda mergulhar nas aguas da região de ilha grande ouvindo mozart?!?!?!

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Sandra, já vi o iLuv (http://www.digitaldrops.com.br/drops/2006/06/aquatune_para_deixar_o_ipod_a.html) que faz as vezes de um iPod à prova d'água. É bem levinho. Se vai ser para ouvir Mozart ou Eric Clapton é outro papo...

Anônimo disse...

Olá Rabboni, concordo com a sua opinião e no meu carro possui o mesmo esquema de ligar o mp3 no amplificador (fiz até um suporte alá professor pardal :) ). Parece que a indústria automobilística está se mexendo. O Punto (novo carro da Fiat) já vem de fábrica com entrada USB. Acho que a moda poderia pegar, né!
Abs.

Edu@rdo Rabboni disse...

Vi essa opção no punto também, oxalá vire moda!
Obrigado pelo comentário e continue se sentindo em casa no MundoConectado.

Anônimo disse...

Olá pessoal!!
Também tive a porta do carro dobrada duas vezes,aí desanimei,mas voltei a me encorajar,instalei alarme caro,e coloquei meu som!!Bom como me nego ficar refém desses calhordas a maneira que encontrei foi simples mas remete aos tempos do som de gaveta!quando o carro vai dormir na rua,ou sair á noite,simplesmente "saco o som" e deixo o chicóte a mostra dos canalhas!!É trabalhoso mas prazeroso.Meu som conecta todas as mídias então levo apenas um pen drive ou um cartão sd!Sim ao sair do carro o risco de assalto pode aumentar mas é só não dar bandeira.
Agora com o quê economiso com o furto presenteio minha namorada com "bolsas,que elas adoram"e já saímos do carro com o som na bolsa dela!!!!Como disse dá um trabalhinho mas vale!!E os vagabundos ,que se danem!!Tenho meus direitos,e uso a inteligência,contra a força!!!Abraços a todos!!!