domingo, dezembro 02, 2007

Estamos mirando no alvo correto?


Caso os fabricantes nacionais não voltem atrás na informação de que os conversores do novo padrão de TV digital brasileira o (SBTVD) custarão 750 reais, o governo já avisou que estimulará a importação, como forma de forçar o preço almejado de 250 reais.
E vejam que quem investir os citados 750 reais adquirindo um conversor acabará por pagar mais do que eventualmente pagou em uma TV de 29 polegadas. Visto por esse ângulo então o Governo está certo em forçar uma redução do preço dos conversores? Errado de novo. Se pensarmos assim, como estimularíamos a produção dos conversores se no início, por falta de escala de fabricação, as empresas não tivessem lucro? Por outro lado se para viabilizar a fabricação necessitaremos pagar mais pelo conversor do que pela TV, então eventualmente não faça sentido fazermos a mudança do sistema agora? Bingo!
Isso sem falar que depois de adquirir uma TV novinha, e ainda ter de desembolsar mais o valor do conversor, ao chegar em casa o conteúdo vai ser o mesmo que vemos atualmente na nossa TV analógica, e com a mesma qualidade, pois utilizando o conversor não podemos aumentar a qualidade da TV que já existe em nossa casa. Somente será possível a percepção de melhora de qualidade para quem trocar seu aparelho televisor por um modelo já preparado para o novo sistema, e nesse caso serão necessários mais economias do que as previstas aqui na aquisição do conversor.
Agora se pensarmos nas necessidades do nosso Brasil, e do que poderíamos fazer com o que foi investido na discussão, pesquisa de padrão, consultoria, propaganda e lobby para que tivéssemos a escolha do modelo japonês de TV digital, talvez chegássemos a conclusão que foi um mal investimento, poderíamos ter feito mais através do investimento em conteúdo adequado à melhora das condições de ensino de milhões de crianças em idade escolar. Quando vemos que as poucas opções de canais educacionais e culturais que nossa TV aberta disponibiliza mal se equilibram nas pernas e têm seu equilíbrio financeiro abalado todo fim de mês, ficamos na dúvida se seria mesmo a hora de investirmos na tecnologia mais avançada do mundo para vermos a novela das oito, como sempre vimos, ou que senão poderíamos investir parte desse valor em alguns programas de reconhecido valor educacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pouquíssimas pessoas tem conhecimento mesmo que superficial sobre o que realmente é a tv digital, trocando em miúdos a tv digital nada mais é do que uma tv com alta definição onde os sinais de áudio e vídeo passam pelos processos de amostragem, quantização e codificação antes de serem transmitidos com portadora na faixa de UHF,e com definição superior a tv analógica, diga-se de passagem esse é seu principal atrativo, para se assistir um programa utilizando a nova tecnologia, precisamos no entanto de uma tv que possua alta definição certo, ok! o que a população desconhece é que mesmo comprando o tal conversor de nada vai adiantar, a definição vai continuar sendo a mesma da tv analógica, a não ser que compre junto com o conversor uma HDTV, ou a tv já esteja preparada para receber e decodificar os sinais digitais,daí me pergunto não deveria ser feito uma campanha de esclarecimento para a população visando esclarecer duvidas, utilizando uma linguagem de fácil entendimento, outro ponto passivo de discussão é a tal interatividade, como se dará esse processo? qual meio de enlace a geradora vai utilizar para permitir ao usuário interagir, pelo que me parece isso vai demorar bastante tempo para acontecer, concordo plenamente que o nosso país tem outras necessidades principalmente na área educacional, onde os gastos com o novo sistema poderia ter sido investido.

Edu@rdo Rabboni disse...

É isso aí Pedra, e entre essas e outras vamos levando nossas vidas, vendo propagandas que apesar de não deixarem claro quais seus propósitos continuam a serem propagadas, de forma inconsequente. Você está certo quanto a necessidade de uma campanha de esclarecimento para a população sobre o que é a TV digital e para que ela serve. Mas para que isso fosse feito, alguém tinha que ter essa vontade, o que parece que não está acontecendo...Abraços e sinta-se em casa no MundoConectado.