Já escrevi anteriormente sobre Blogs, que são os diários publicados na Internet, escritos por pessoas no mundo inteiro. Ao todo são criados 80.000 Blogs no mundo inteiro. Além de podermos publicar o que quisermos nos Blogs, ainda é possível colhermos comentários a respeito do que escrevemos. Li que uma pesquisa na Europa, conduzida em mais de 30 países, onde foram entrevistados mais de 500 profissionais de relações públicas, concluiu que quase a metade deles estava se preparando para lançar um Blog. Isso significa que várias empresas já se preparam para divulgarem informações sobre seus produtos, tendências de mercado e principalmente colherem comentários, sugestões e críticas a respeito de seus produtos através de Blogs publicados na Internet. Isso é possível pois esse recurso é como um caderno de anotações, onde todos podem ler o que todos escreveram e também podem comentar a respeito, colocando ali as suas percepções. E não é só isso, também é possível fazer-se propagandas e anúncios institucionais através desse mesmo recurso, assim quando algum internauta digitar a palavra automóvel em um sistema de busca na Internet, como o Katatudo ou Google por exemplo, verá os Blogs ordenados seqüencialmente por relevância e eventualmente destacados, caso os proprietários do Blog tenham contratado o que se chama de link patrocinado, equivaleria a se fazer propaganda em uma revista gratuitamente, pagando-se apenas pelos leitores que lessem sua propaganda. Para aqueles que somente folheassem a revista, nada seria cobrado do anunciante. Fantástico não? Uma mídia interativa, onde podemos colher comentários de nossos clientes, e com uma efetividade diferenciada, o que mais podemos desejar? Pois acreditem que na mesma pesquisa, li que vários profissionais ainda relutam em criarem seus Blogs em função da dificuldade de controlarem (isso mesmo, eu escrevi controlarem) o que os visitantes escreverão nas suas páginas. Controlar, ou melhor, censurar o que nossos clientes escrevem nas páginas de um Blog comercial, seria equivalente a encomendarmos uma pesquisa de opinião, de um instituto sério, e depois pedirmos para somente recebermos os comentários que nos favorecessem, deixando de fora aqueles comentários que dissessem algo contrário a nossa empresa, em outras palavras, seria desprezar as informações com potencial de melhorarmos nossos produtos e serviços!
É, acredito que juntamente com a evolução tecnológica que temos vivido, também deveremos ver uma grande evolução do uso que fazemos das tecnologias que se encontram a nosso dispor.
É, acredito que juntamente com a evolução tecnológica que temos vivido, também deveremos ver uma grande evolução do uso que fazemos das tecnologias que se encontram a nosso dispor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário