domingo, agosto 06, 2006

Internet sem fio

Sempre ouvimos falar em estarmos conectados “o tempo todo em qualquer lugar”. Antes que os guardiões da privacidade se voltem contra mim, alegando o inferno que nossa vida se tornaria caso isso ocorresse de forma ampla, geral e irrestrita, deixe-me explicar:

Atualmente temos acesso a internet em nossas residências através de linhas discadas, através dos modens convencionais que acessam a internet a velocidades que vão até algo em torno de 56 kbps/s (quilo bits por segundos) o que nos permite visualizar uma página carregada de informações e sons, em um tempo ao redor de 30 segundos. Também temos disponível em nossas residências a tecnologia de acesso a Internet por banda larga, onde as velocidades começam em 128 kbps e podem chegar a até 2 Mbps/s, onde as informações que necessitamos ver na Internet, são apresentadas quase que instantaneamente, ao clicarmos o botão de nossos mouses.

Também podemos acessar a Internet através de tecnologia celular móvel, através das conexões de dados de nossos celulares. Nesse caso, apesar da grande praticidade de uso, pois temos acesso a uma infinidade de informação em qualquer lugar que tenha cobertura celular, temos a desvantagem do formato da tela de nossos celulares o que acaba por limitar um pouco o uso que pode ser feito através desse meio, sem falar que as velocidades de acesso que os aparelhos celulares de segunda geração chegam, aproximam-se das velocidades de um modem linha discada, algo em torno de 50 kbps, o que também não é uma velocidade ideal para alguns tipos de acessos que precisamos, em especial aqueles que demandam informações multimídia como imagem, som e animação em geral.

Então a tecnologia que veio para permitir o acesso a Internet banda larga sem fio é o Wi-Fi ( que significa wireless fidelity ou fidelidade sem fios). Nessa tecnologia os acessos à internet em Banda Larga (as conexões WiFi alcançam a até 11 Mbps/s) são disponibilizados através de antenas que ficam em lugares públicos ou privados, dentro ou fora de estabelecimentos, e que colocam no ar a possibilidade de acessarmos a Internet através de Lap-Tops ou PDA (tipo palms por exemplo) em velocidade equivalente a banda larga.

Com essa tecnologia, podemos acessar nossos e-mails ou páginas pessoais e acessos empresariais, de qualquer lugar como cobertura Wi-Fi, quando estivermos em viagens e dispusermos de um plano de acesso a Internet em Banda Larga WiFi, como o disponibilizado pela CTBC. No nosso caso já são mais de 600 pontos de cobertura, espalhados por várias cidades do Brasil (todas as principais capitais do País), em pontos de interesse público como hotéis, aeroportos, restaurantes, Shopping Centers, cafés e etc.


Normalmente os usuários de Wi-Fi não contratam esses serviços pensando em utilizá-lo nas cidades onde residem, pois nesses casos já possuem acesso a Internet de seus trabalhos ou residências, mas contratam principalmente para poderem acessar a Internet quando estiverem em viagem. Essa tecnologia torna-se uma vantagem extremamente interessante para aquele profissional que precisa estar informado de tudo que está acontecendo no mundo, ou mesmo precisa de conexão à sua empresa enquanto viaja, nesse caso se enquadram os representantes comerciais, que ao invés de viajarem com pastas e catálogos, podem a partir de agora viajar com um computador portátil, o tempo todo atualizado com seus e-mails, listas de preços e propostas técnico-comerciais.

Além dos acessos públicos que comentamos anteriormente, também existe a possibilidade de acessarmos nossa rede particular ou de nossas empresas através da mesma tecnologia Wi-Fi. Para tanto devemos adquirir o modem com essa tecnologia que pode ser ligado diretamente a nossas redes privadas ou residenciais de banda larga. Nesse caso a cobertura das antenas é praticamente somente indoor, ou seja, dentro de nossos escritórios ou residências.

Atualmente quase todos os Lap-Tops ou Notebooks adquiridos no mercado brasileiro já permitem a conexão WiFi sem a necessidade de aquisição de nenhuma placa ou modem adicional, pois possuem a tecnologia de acesso Centrino© , que é um microprocessador e antena, internos aos computadores, que em área de cobertura WiFi, permitem imediatamente a conexão à Internet.

Não se trata portanto de perdermos nossa privacidade, podendo ser acessados o tempo todo e em qualquer lugar, através da tríade tecnológica (celular, banda larga e WiFi) mas sim de podermos, quando e somente quando nos interessar, ter acesso às informações que nos forem relevantes, sem enxergarmos os limitantes geográficos que temos atualmente, ou mesmo termos que nos deslocar até os escritórios e lan houses, para acessarmos nossos e-mails. Até porque, sempre nos restará a possibilidade de desligarmos nossos aparelhos para não sermos importunados.

Nenhum comentário: