sexta-feira, agosto 18, 2006

Quais facilidades buscamos como usuários?

Recentemente participei de uma discussão sobre as facilidades disponíveis na área de telecomunicações e informática, e as facilidades efetivamente requeridas pelos usuários.
Dizia-se, “de que adianta termos tanta funcionalidade, se nem sequer utilizamos dez por cento delas?”.
Ora acredito que não devamos confundir sermos simples com sermos simplórios! Assim podemos ter uma infinidade de facilidades, suportadas por aplicativos amigáveis, que sejam utilizáveis de forma simples e naturais e principalmente, que dispensem o uso de manuais, para sua plena utilização.
Lembro-me ainda do primeiro aparelho celular que adquiri, tela verde, bateria pesada que durava quase um dia, se eu não falasse muito, e que precisava ter o manual lido, se quiséssemos fazer uma ligação ou gravar um nome e telefone na memória. Atualmente os manuais são acessórios aos quais recorremos somente em último caso, e somente se não tivermos nenhuma criança em casa, pois é engraçado como parece que eles já nasceram com todos os manuais decorados, pois mexem em tudo.
Agora os celulares possuem uma tecnologia que se chama OTA (over the air) onde é possível enviarmos configurações e atualizações através de sinais de rádio, não necessitando que o usuário entenda de configurações avançadas ou perca seu tempo atualizando o seu aparelho, a operadora tem condições de fazer isso automaticamente para ele.
Vejam o exemplo das versões mais atualizadas do sistema operacional mais utilizado no mundo, o Windows da Microsoft, ele vem recebendo mais e mais inovações anualmente, ficando cada vez mais completo e com maiores facilidades, por outro lado, nunca a sua utilização foi tão amigável. O sistema operacional se atualiza automaticamente, faz as verificações de segurança, avisa da ocorrência de eventos que comprometam a segurança da máquina, e enviam avisos a Microsoft sobre falhas encontradas, como forma de tratá-las deixando o produto mais robusto e imune à falhas. Veja que tudo isso ocorre automaticamente, praticamente sem intervenção do usuário, e sem que tenhamos que telefonar para um serviço de atendimento ao usuário.
É desse mundo que estamos falando, e sobreviverão as empresas e fornecedores que melhor entenderem esse jogo, e oferecerem soluções simples, e não simplórias, a seus clientes.

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