sexta-feira, agosto 04, 2006

A era do conhecimento

Presenciamos recentemente, durante a transmissão dos jogos da copa do mundo, que entre os anúncios de campo, constava o de uma empresa “ponto.com”, ou seja, um portal de Internet, o Yahoo! (escreve-se com a exclamação juntamente ao nome da empresa).
Ora, mas o que é exatamente um portal Internet? É onde o usuário tem acesso a seus e-mails, recebe as informações dos jornais que escolheu antecipadamente, no formato que mais lhe convém, ouve suas músicas prediletas, faz compras, se diverte através de jogos e entretenimentos diversos, vê seus vídeos prediletos, e mesmo programas de televisão, tem acesso a sua lista de contatos ou agenda, através da qual é possível conversar com as pessoas através de Voz sobre Internet, salas de bate-papo, ou messengers, que são sistemas de troca de mensagens entre usuários pré-determinados. Enfim é como o nome diz, apenas (apenas?) um portal, ou um meio, através do qual se tem acesso a uma infinidade de informações e atividades.
Já vivemos a época da habilidade manual, onde o que interessava era que aprendêssemos uma profissão que nos possibilitasse produzirmos algo em escala artesanal para gerarmos riqueza com a sua comercialização, depois passamos à era da industrialização, onde o homem passou a operar máquinas, nesse momento o importante era a quantidade, depois tivemos a era da qualidade, onde fazer bem era tão ou mais importante, do que fazer muito. Atualmente vivemos na era da informação, do conhecimento, onde a informação é abundante e o importante é o que fazemos com ela, ou a eficiência que conseguimos obter, através dos recursos que nos são disponibilizados, daí a importância de um portal, que organiza e traduz o que é importante para o uso que pretendemos fazer das informações disponíveis.
Nessa era, o físico (máquinas, equipamentos, materiais) é apenas suporte, buscamos a agregação de valor, a diferenciação, fazer diferente com os mesmos insumos, nunca o conhecimento foi tão valorizado. Nesse sentido conseguimos entender porque algumas empresas têm como ativos principais, sua criatividade e capacidade de inovação, o poder de sua marca e por vezes valem no mercado, tanto ou mais que empresas tradicionais, que estão presentes no mercado há décadas. Há meu ver não há nada de errado nisso, estamos sim vivendo em uma era que valoriza o conhecimento, mais do que os ativos fixos de uma empresa. Então celebremos, pois nos preparamos muito para esse momento. Se esse não for seu caso, o que você está fazendo para mudar essa situação?

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