quarta-feira, agosto 30, 2006

m-payment

O telefone celular pode ser utilizado para pagamento de contas, é o que chamamos de m-payment (pagamento móvel). Já tivemos várias iniciativas no Brasil, utilizando o conceito de pagamentos através do aparelho celular. Em nossa empresa tivemos inclusive a primeira operação bem sucedida no País, de aquisição de refrigerantes em máquinas, através de pagamentos transacionados pelo celular do usuário. Digo bem sucedida porque a operação era simples, segura, não apresentava problemas e tinha uma quantidade grande de usuários.
A dúvida que fica é se o mercado está adequadamente preparado para essa inovação. Podemos analisar essa questão do ponto de vista tecnológico, e neste quesito acredito que existem formas suficientemente seguras e práticas para que se efetuem pagamentos através do celular, pois utilizamos chaves de segurança (códigos que garantem que a transação é segura e efetuada pelo dono do celular) que tornam essa operação mais segura do que pagar a conta do restaurante com seu cartão de crédito entregando-o ao final do jantar na mão do garçon. Também podemos utilizar sistemas de pagamento através de códigos de barras ou textos curtos (SMS), onde uma instituição bancária ou de crédito valida a operação, e devolve ao estabelecimento que está recebendo o pagamento, a informação de que a operação não é fraudulenta, e que o usuário possui fundos para efetuar determinada compra.
Também não temos problemas quanto à penetração desta tecnologia no mercado, pois a quantidade de usuários móveis no Brasil, já ultrapassou a quantidade de usuários bancários (mais de 90 milhões de usuários), o que por si só, já representaria uma quantidade mais que adequada para justificar novos usos dessa tecnologia.
Por parte do mercado financeiro e comércio, não creio também que existam maiores problemas, pois essa forma de pagamento seria apenas mais um canal para oferta de produtos de pagamento instantâneo ou de venda a crédito, e com diferenciais ainda em relação à operação com cartão, relativos a custo e segurança.
Então resta analisarmos do ponto de vista do usuário, ou seja, os usuários de Telefonia Móvel no Brasil, estariam dispostos a lançar mão desta inovação? Essa forma de pagamento, em vários mercados no mundo inteiro, já é bastante popular, mostrando-nos que é possível a sua utilização em larga escala. Vi inclusive uma pesquisa no Japão, onde perguntavam aos entrevistados o que eles nunca deixavam de levar consigo, e o maior índice se deu exatamente com o aparelho celular, não a carteira ou os documentos.
Assim acompanharemos essa evolução, que até certo ponto é cultural, de uso de novos meios de pagamento através do celular aqui no Brasil. O que precisamos buscar é maior conveniência, segurança e simplicidade, para que a experiência dos usuários seja bem sucedida.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O dinheiro de Plástico nem mesmo chegou , é já pode estar com os dias contados. A tendência de um futuro não muito distante, é o pagamento via dispositivo móvel. M-payment é um tipo de serviço que tem potencial para ser líder absoluto, isso se deve, principalmente, porque a nova geração já " nasce" com um celular na mão ( cultura não será problema) e pela grande penetração que o dispositivo móvel tem no mercado mundial e local. Estatisticamente, são 2,3 bilhões de clientes celulares no mundo, dos quais 11,28% estão na América Latina e aproximadamente 4% no Brasil. Além da comodidade de comprar o que quiser, desde uma coca-cola até o último lançamento de uma TV de Plasma e de qualquer lugar.

Qual será a estratégia adotada? Pois se não houver nenhum movimentação, as empresas de Telecom poderão desempenhar a função de mero intermediário entre o banco e o cliente. Será que as empresas do setor financeiro e as Telcos serão parceiras neste novo negócio ou as Telcos tenderão para horizontalizaçao?

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá Mônica, bem vinda!
É difícil dizer qual modelo vingará, pois de fato as instituições de crédito ainda não entraram na brincadeira, aqui no Brasil, ao contrário do que está acontecendo em algumas cidades do mundo. Acho que como o maior valor colocado em jogo é o das transações propriamente ditas, quando os bancos começarem a operar o crédito através do m-payment vai ficar muito difícil que não dominem o mercado. Até lá acho que as operadoras têm mesmo que aprender como se fazem essas operações, pois podemos perfeitamente termos uma ótima parceira com os bancos. Quanto a sua visão de que as crianças desta geração já nascem com o celular na mão e portanto não precisarão de aculturamento, concordo em gênero número e grau, nesse caso é crer para ver...abraços.