domingo, agosto 06, 2006

Novas fontes de informações

Encontra-se em discussão atualmente no mundo inteiro, uma nova forma de obter-se informações de forma online, ou seja, por meio da Internet.
Se você tivesse que escolher entre três opções, qual seria a mais interessante: Um dicionário que contivesse 435.000 verbetes e custasse R$ 170,00, um segundo dicionário que contivesse mais de 600.000 verbetes e custasse algo em torno de R$ 360,00 ou um dicionário que possuísse mais de um milhão e duzentos mil verbetes, estivesse disponível em mais de 90 idiomas, estivesse sendo revisto e atualizado o tempo todo e que fosse gratuito? Pois é, nos dois primeiros exemplos citamos dicionários convencionais e tradicionais, que podem ser adquiridos em qualquer boa livraria do País e no último caso citamos a Wikipedia, um dos maiores fenômenos da Internet, representada por um dicionário disponível na Internet (www.wikipedia.org) que além de receber milhares de correções diariamente, ainda possibilita que qualquer pessoa que acessar o programa, ainda possa escrever qualquer definição que quiser, ou mesmo criar qualquer palavra que lhe der na telha, de forma gratuita, ou se preferir e descobrir que determinado idioma não se encontra disponível, ainda iniciar uma tradução do mesmo dicionário em um novo idioma!
Esse programa é o que temos de mais expressivo em exemplo de software colaborativo, quer dizer, aquele software ou programa que pode ser atualizado por qualquer pessoa, de forma livre e simultânea na Internet.
Mas se todos podem escrever o que quiser, qual a utilidade da wikipedia? Vocês desconfiarão sobre a confiabilidade dela, haja vista que não existe censura prévia sobre o conteúdo e o que é escrito, assim qualquer pessoa poderia entrar nesse programa e definir que Ronaldo Gaúcho foi um filósofo grego do século VII, e sabem o que é mais interessante? Mais de 90% do que ali se encontra está correto. As pessoas que se dedicam a contribuir com esse software pesquisam e colocam, na sua grande maioria, definições corretas sobre vários assuntos.Nesse sentido, um grande valor é gerado: a necessidade de se pensar muito a respeito do que se lê, analisar criticamente e não ir acreditando em tudo que se encontra pela frente. Como em tudo o que lemos sempre existe uma certa parcialidade de quem escreveu, que acaba por se somar à nossa própria interpretação, acabo por acreditar que a Wikipedia não tenha nada de ruim, ainda colaborando de forma decisiva para o desenvolvimento de nosso espírito crítico.

Nenhum comentário: