domingo, agosto 06, 2006

Os limites de comunicação de nossos filhos

Como pais e educadores, temos acompanhado a evolução da educação e dos costumes a que nossos filhos ficam expostos. Muitas coisas mudaram desde que saímos da nossa adolescência. Brincávamos sempre na rua, jogávamos bola, polícia e ladrão, clubes de bairro, figurinhas, bicicleta, carrinho de rolimã – minha infância em São Paulo não deve ter sido diferente da de vocês. E hoje, as crianças podem brincar nas ruas? Podem jogar bola na rua (que rua?), figurinhas são auto-adesivas e não servem para “bater” somente para serem coladas nos álbuns, e também não existem figurinhas carimbadas, as brincadeiras de rua foram pouco a pouco sendo substituídas por brincadeiras dentro de casa, tudo em nome da segurança.
Quando entramos no quarto de nossos filhos eles estão com o computador ligado, com várias janelas abertas, demonstrando que estão fazendo várias atividades simultaneamente (escrevendo no orkut, conversando com várias pessoas nos sistemas de conversação online como messengers, olhando o boletim da escola, vendo um site de seu grupo de música preferido, etc, etc) também invariavelmente estão com o livro aberto, a TV ligada e talvez algum CD rodando ao fundo no computador mesmo.
E quando perguntamos o que estão fazendo, a resposta é uma só: “Estou estudando!”
E acredito que estejam mesmo estudando. Não da forma como sempre fizemos, pois enxergam o mundo de uma forma muito diferente da nossa, percebem muito mais características do mundo que os cerca dentro daquele ambiente cheio de informações simultâneas, do que nos era possibilitado há trinta ou quarenta anos.
Para as crianças de hoje em dia, existe uma lista sem fim de possibilidades de comunicação, se comunicam através de uma linguagem quase própria, pois abreviam, usam figuras de linguagem onomatopéicas, e desenhos para demonstrarem o que estão sentindo naquele momento, mas o que é mais importante, se comunicam intensamente, não importa se o interlocutor está do outro lado da rua, ou se está do outro lado do mundo, vale tudo. Experimentam a sensação de falar com alguém de algum lugar do mundo, quando estão disputando uma batalha nos games online, e têm essa comunicação facilitada pela necessidade do objetivo comum, pois ambas crianças têm o mesmo objetivo por estarem no mesmo clã, por quererem dominar o mesmo inimigo.
Observo divertido meu filho falando com pessoas do mundo inteiro, e lembro-me que com a mesma idade, aprendia inglês na escola e ficava pensando para que serviria o idioma, pois nunca havia saído do Brasil e nada me dizia que o faria em um curto prazo.
Essa é a realidade a que nossos filhos são submetidos diariamente, nós entendemos até certo ponto, mas não fazemos parte da mesma geração, o que nos dificulta enxergar onde isso vai parar, o que mais me intriga é imaginar como será a educação, quando essa geração dos nossos filhos, estiver na idade de ensinar. Espero estar lá para acompanhar!

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