Blogs nada mais são do que diários onde as pessoas escrevem o que querem, sobre qualquer tema que lhes pareça interessante, e deixam a opção de que outras pessoas acrescentem comentários sobre as idéias e opiniões ali expostas, tudo isso é disponibilizado através da Internet, assim um escritor (ou mais conhecido como bloggero) que resida no triângulo mineiro por exemplo, pode ter leitores de seu diário (ou Blog) em qualquer lugar do mundo, que tenha acesso a Internet.
Bom até aí tudo bem, se o Blog é como se fosse um diário, só que colocado na Internet, então que importância ele tem? Coisa de criança ou no máximo de adolescente, certo? Errado!
O funcionamento dele se dá como em um diário de adolescente, porém a sua capacidade de romper barreiras geográficas, ideológicas e até de mercado vem fazendo dele um instrumento poderosíssimo da opinião pública sobre praticamente tudo.
Assim achamos Blogs com receitas culinárias, comentários pessoais ou críticas a respeito de shows ou de filmes, opiniões sobre tecnologias, política, assim como páginas pessoais propriamente ditas, que narram o dia-a-dia de pessoas normais, como eu e você. Tudo isso com a grande vantagem que não existe censura nos temas, nem interesse outro, que não o de expressar-se como melhor convier ao blogguero, pois não existe Blog comercial. Atualmente existem milhões e milhões de Blogs em português e bilhões em idioma inglês. Tansitar através desse oceano de conteúdo somente é possível através dos buscadores, ou seja, ferramentas de Internet que possibilitam que achemos de tudo, desde uma bicicleta para nossos filhos a um livro ou disco raro que procuramos a tanto tempo.
Existe um interesse comercial nos Blogs, cada vez maior, pois empresários e profissionais de marketing têm reconhecido nessa mídia um importante aliado para mapear a opinião de seus clientes. Gasta-se milhões de reais em pesquisas e mais pesquisas de campo, que buscam basicamente saber a opinião de clientes a respeito de vários fatores como por exemplo, se gostaram ou não de determinado lançamento, se determinado produto tem sido adequadamente aceito no uso diário, opiniões relativas a designs de vários produtos, de carros a eletrodomésticos, enfim uma série de questionamentos que, com a utilização de um filtro adequado, podem ser retiradas da Internet, buscando-se em Blogs.
É nesse ambiente que os consumidores expressam-se sem receio de retalhações, de não serem compreendidos, ou então de serem capturados pelos chatos que fazem pesquisa pelo telemarketing, que sempre lhe tomam mais tempo do que o inicialmente prometido. Assim escrevem livremente se gostaram ou não de cada produto que lhes passa pela frente, muitas vezes inclusive recomendando para o público alguns produtos, pela sua qualidade ou facilidade de uso, bem como denegrindo a imagem de empresas e marcas, quer seja pelo mal atendimento, quer seja pelo mal desempenho ou mesmo pela promessa não cumprida depois da aquisição.
Existem no mundo consultorias especializadas em pesquisas pela Internet à procura de Blogs e opiniões relativas a algum produto do mercado. E essas consultorias emitem arrazoados que compilam milhares de opiniões de leitores, por vezes classificados por faixa etária, nível de escolaridade, faixa de renda familiar, que demonstram como as empresas podem melhorar a performance de seus produtos no mercado, de forma a agradarem mais a seus clientes.
Será que no futuro próximo os Blogs serão explorados comercialmente? Acredito que sim, já temos vários no mundo que possuem milhões de leitores, ou seja, mais que vários jornais, nesse caso uma mídia que consiga estratificar adequadamente seus mais de um milhão de leitores, pode perfeitamente ser utilizada para propaganda, e por que não dizer, para comércio, desde que o produto ou serviço anunciado tenha familiaridade com o tema do blog (pescarias, automobilismo, informática, por exemplo).
O Blog também tem sido utilizado como forma de levantarmos opiniões preliminares sobre serviços e produtos. Companhias do setor automobilístico têm lançado Blogs com informações a respeito de seus últimos veículos e deixado espaço para que os leitores teçam comentários a respeito das impressões causadas pelo produto.
É claro que não se pode, nem é recomendável, tomar profundas decisões baseados única e exclusivamente no material colhido através desse meio, pois pelo descompromisso e casualidade dos textos, podemos incorrer em erros sérios, porém podemos tranqüilamente confirmar aspectos da opinião popular, testar conceitos e entendimentos a respeito de campanhas, lançando mão do Blog que além de muito barato, ainda permite a facilidadede acompanharmos os comentários e acessos no mundo inteiro de forma centralizada e ao mesmo tempo em que são feitos (online).
E você já possui seu Blog? Não? Então cuidado, pode ser que seu concorrente já esteja se utilizando dele para ter mais informações a respeito do mesmo mercado em que você atua!
Bom até aí tudo bem, se o Blog é como se fosse um diário, só que colocado na Internet, então que importância ele tem? Coisa de criança ou no máximo de adolescente, certo? Errado!
O funcionamento dele se dá como em um diário de adolescente, porém a sua capacidade de romper barreiras geográficas, ideológicas e até de mercado vem fazendo dele um instrumento poderosíssimo da opinião pública sobre praticamente tudo.
Assim achamos Blogs com receitas culinárias, comentários pessoais ou críticas a respeito de shows ou de filmes, opiniões sobre tecnologias, política, assim como páginas pessoais propriamente ditas, que narram o dia-a-dia de pessoas normais, como eu e você. Tudo isso com a grande vantagem que não existe censura nos temas, nem interesse outro, que não o de expressar-se como melhor convier ao blogguero, pois não existe Blog comercial. Atualmente existem milhões e milhões de Blogs em português e bilhões em idioma inglês. Tansitar através desse oceano de conteúdo somente é possível através dos buscadores, ou seja, ferramentas de Internet que possibilitam que achemos de tudo, desde uma bicicleta para nossos filhos a um livro ou disco raro que procuramos a tanto tempo.
Existe um interesse comercial nos Blogs, cada vez maior, pois empresários e profissionais de marketing têm reconhecido nessa mídia um importante aliado para mapear a opinião de seus clientes. Gasta-se milhões de reais em pesquisas e mais pesquisas de campo, que buscam basicamente saber a opinião de clientes a respeito de vários fatores como por exemplo, se gostaram ou não de determinado lançamento, se determinado produto tem sido adequadamente aceito no uso diário, opiniões relativas a designs de vários produtos, de carros a eletrodomésticos, enfim uma série de questionamentos que, com a utilização de um filtro adequado, podem ser retiradas da Internet, buscando-se em Blogs.
É nesse ambiente que os consumidores expressam-se sem receio de retalhações, de não serem compreendidos, ou então de serem capturados pelos chatos que fazem pesquisa pelo telemarketing, que sempre lhe tomam mais tempo do que o inicialmente prometido. Assim escrevem livremente se gostaram ou não de cada produto que lhes passa pela frente, muitas vezes inclusive recomendando para o público alguns produtos, pela sua qualidade ou facilidade de uso, bem como denegrindo a imagem de empresas e marcas, quer seja pelo mal atendimento, quer seja pelo mal desempenho ou mesmo pela promessa não cumprida depois da aquisição.
Existem no mundo consultorias especializadas em pesquisas pela Internet à procura de Blogs e opiniões relativas a algum produto do mercado. E essas consultorias emitem arrazoados que compilam milhares de opiniões de leitores, por vezes classificados por faixa etária, nível de escolaridade, faixa de renda familiar, que demonstram como as empresas podem melhorar a performance de seus produtos no mercado, de forma a agradarem mais a seus clientes.
Será que no futuro próximo os Blogs serão explorados comercialmente? Acredito que sim, já temos vários no mundo que possuem milhões de leitores, ou seja, mais que vários jornais, nesse caso uma mídia que consiga estratificar adequadamente seus mais de um milhão de leitores, pode perfeitamente ser utilizada para propaganda, e por que não dizer, para comércio, desde que o produto ou serviço anunciado tenha familiaridade com o tema do blog (pescarias, automobilismo, informática, por exemplo).
O Blog também tem sido utilizado como forma de levantarmos opiniões preliminares sobre serviços e produtos. Companhias do setor automobilístico têm lançado Blogs com informações a respeito de seus últimos veículos e deixado espaço para que os leitores teçam comentários a respeito das impressões causadas pelo produto.
É claro que não se pode, nem é recomendável, tomar profundas decisões baseados única e exclusivamente no material colhido através desse meio, pois pelo descompromisso e casualidade dos textos, podemos incorrer em erros sérios, porém podemos tranqüilamente confirmar aspectos da opinião popular, testar conceitos e entendimentos a respeito de campanhas, lançando mão do Blog que além de muito barato, ainda permite a facilidadede acompanharmos os comentários e acessos no mundo inteiro de forma centralizada e ao mesmo tempo em que são feitos (online).
E você já possui seu Blog? Não? Então cuidado, pode ser que seu concorrente já esteja se utilizando dele para ter mais informações a respeito do mesmo mercado em que você atua!
6 comentários:
Eu acabei de me formar e na faculdade havia um grande preconceito em relação a blogs, como coisa de desocupado, criancice e etc. Como só acessava computador de lá, nunca acessei blogs, os que eu achava era idiotas. Agora que acesso de casa, ainda tenho dificuldades em encontrar bons blogs, mas quando encontro já adiciono o feed no bloglines e viro leitor.
Existem coisas muito boas em Blogs sem dúvida! E como tudo na vida, também existem os desperdícios de tempo e de recursos...
Os grandes repórteres já se utilizam desses recursos, sem falar de grandes empresas. Bem vindo ao mundo dos Blogs, e ainda bem que mudou de idéia com relação a Blogs.
Olá rabboni.
Sou bloggeiro desde o dia que entrei na faculdade. Tenho vários blogs, dentre 2 compartilhados com amigos do meu curso, e em especial, o meu portfolio pessoal. Acredito que essa ferramenta é a mais incrível dentro do universo da internet. Por ela, nós podemos anexar videos, imagens e podcast como o senhor disse em conjunto da nossa opinião pessoal.
A Universidade de Uberaba tem uma disciplina que propoem o blog acadêmico, apartir dela dei início ao meu, mas não é levada com seriedade, até porque o professor e os meus colegas discentes não interejem espontaneamente através dos comentários.
Sou ciente que a blogsfera é muito promissora. Eu já tenho meu blog, quer dizer, vários blogs!
Olá Adolfo, obrigado pelo comentário. Não moro mais em Uberaba, mas mantenho muitos amigos nessa cidade acolhedora e amiga. O Blog é fantástico, que outra ferramenta nos permitiria dizer o que pensamos a tantas pessoas simultaneamente? Tentei acessar seu Blog, mas seu perfil não o permitiu.
Sinta-se a vontade no MundoConectado.
Os links são esses:
uberabastreet.blogspot.com
zadojr.blogspot.com
ppuniube.blogspot.com (adm)
Obrigado por me avisar sobre o bloqueio do meu perfil, já alterei.
Sinta-se a vontade para visita-los.
Postar um comentário