domingo, agosto 06, 2006

Mas afinal o que é convergência digital?

Tanto falamos sobre esse tema, ora imaginando um futuro distante, ora imaginando um futuro que já bate à nossa porta, então cabe a pergunta: Mas afinal o que é convergência digital?
Podemos falar em convergência digital desde que nosso aparelho celular começou a ganhar algumas funcionalidades (não sei se se lembram, mas no passado aparelho celular servia apenas para falar). Depois vieram as funções de agenda no nosso celular, e se tornou tão prático que até abandonamos o hábito de decorar números telefônicos, porque as pessoas para quem ligamos habitualmente estão todas listadas em nossas agendas no celular. Logo a seguir foram as mensagens instantâneas, câmeras fotográficas, depois os tocadores de mp3, depois os filmes, vi em uma feira tecnológica no ano passado que até bafômetro já se encontra disponível no aparelho celular (vai ter convergência digital lá na China...aliás na Coréia).
Hoje já é muito difícil imaginar algum uso digital, que não esteja já incorporado ao celular, ou então em vias de ser integrado. Não se usa mais carregar vários apetrechos e dentre eles o celular. Já há quem substituiu o relógio de pulso pelo celular, posso citar a mim como exemplo, que uso o celular para receber meus e-mails onde estiver, tirar e enviar minhas fotos, guardar minhas músicas preferidas, utilizo o aparelho celular como despertador, uso como agenda eletrônica, sincronizada à agenda de minha secretária, ou seja tiro o máximo de proveito dessa maquininha, como forma de melhorar meu dia-a-dia.
E isso é apenas o começo de uma utilização muito mais intensa do que a que fazemos hoje, pois já se faz pagamentos através do celular, o que torna várias transações comerciais mais seguras, haja vista que são gravadas, criptografadas e não exigem que se ande com dinheiro no bolso, apenas o bom e já não tão velho celular. Os celulares também já são utilizados para localização de carros e até de pessoas, através de softwares que fazem o rastreamento de cada aparelho e a respectiva localização georeferenciada. Também já presenciei exames de eletrocardiogramas simplificados serem transmitidos pelo celular, o que melhora a qualidade de vida de pessoas que necessitem de cuidados de cardiologista, mas que residam em regiões mais afastadas.
E se depois de ler essas funções todas você ficou meio estressado, pressionado pela tecnologia, nada melhor do que uma boa conversa com quem se gosta para se voltar ao normal, e se ele não estiver por perto, não se aperte, pegue seu celular e ligue para ele!

22 comentários:

Juliano disse...

Muito interessante. Estou fazendo um trabalho sobre convergência digital e seu texto será de grande valia.
Juliano Zemuner

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário Jedi, sinta-se sempre em casa no MundoConectado.

Mauricio Bernardo disse...

Obrigado Eduardo pela grande ajuda. Estou fazendo um trabalho e não conseguia nenhuma definição de convergência em comunicação nos mini dicionários.
Abraços e sucesso pra voce.
Mauricio Bernardo

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário e pela visita Maria e Maurício. De fato muito se fala mas pouco se escreve sobre convergência digital. Sintam-se em casa no MundoConectado.

Rodrigo Castro disse...

Quero agradecer pela forma simples e direta com que fala de assuntos complexos, pois ajuda muito a estudantes como eu que estão apenas começando um longo caminho, o seu material foi de extrema utilidade. Visite www.publibahia.blogspot.com e deixe sua colaboração intelectual.

Unknown disse...

Parabéns, texto claro, objetivo e rico em informaçoes.

Anônimo disse...

Mt bom! vlw

Edu@rdo Rabboni disse...

Eu é que agradeço pela visita e comentário Pedro, sinta-se em casa.

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo estímulo Simone, grande abraço e sinta-se em casa no MundoConectado

Unknown disse...

Estava sem pode fazer um trabalho acadêmico,mas ficou bem claro com o seu esclarecimento,pois moro na terra indígena. raposa serra do sol,e,está muito distante da convergência.Parabéns pelo seu trabalho é especial simples e rico.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pela visita e pelo comentário Nardélio, sinta-se em casa no MundoConectado, mesmo em terras indígenas. Abraços.

ROSANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ROSANE disse...

Percebi a necessidade das pessoas em saber mais sobre convergência digital, assim como eu necessitava de uma definição para trabalho acadêmico, como muitos, foi muito útil seu texto, obrigada.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário e visita Rosane. Percebo o interesse em convergência digital, pois de todos os posts que já fiz, esse é dos mais suscitou comentários. Continue presente no MundoConectado

Anônimo disse...

Otimo texto tb sou apaixonado por tecnologia posso dizer, que irei frequentar bastante seu blog!

Anônimo disse...

OLÁ EDU ESTOU MUITO INTERESSADA EM SEUS TEXTOS PRECISO FAZER UM TRABALHO SOBRE O PAPEL DA TECNOLOGIA NO MUNDO EMPRESARIAL.
GOSTARIA DE SABER O Q VC TAM DE INTERESSANTE NESSE SRNTIDO
GRATA PELA SUA ATENÇÃO
MARIA DILVA

Alexandre Martins Krüger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Martins Krüger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Martins Krüger disse...

Parabéns, assunto muito bem postado vai me ajudar a fazer meu trabalho da faculdade (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
Deixo meu e-mail para o caso queira me indicar mais assuntos agradeço.

Anônimo disse...

Cara, muito bom conceito descrito nessa postagem

Marcely disse...

Muito bomm mesmo o seu texto, faço publicidade e propaganda e seu texto vai me ajudar e muito no meu trabalho de convergência digital... Se não for pedir muito, se caso tiver mais coisas a respeito ficarei grata se me mandar.

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Marcely, deixe-me um contato no e-mail que podemos trocar algumas informações mais específicas a respeito de convergência digital, um abraço e sinta-se em casa no MundoConectado.